
Sistema híbrido da Syrah suprirá 35% das necessidades de energia de Balama
- A empresa de mineração australiana Syrah Resources anunciou que já está a fornecer 11,25 Megawatts de energia produzida na sua central solar mina de grafite de Balama, na província de Cabo Delgado.
Num comunicado dirigido à Bolsa de Valores da Austrália, a empresa afirma que o seu sistema híbrido de energia solar e bateria fornecerá em média 35 por cento das necessidades de energia de Balama, reduzindo as emissões de carbono em 13 por cento.
Isso economizará 16.000 litros de diesel por dia e tem a vantagem adicional de melhorar a estabilidade do sistema de geração de diesel.
A electricidade é gerada por 20.832 módulos solares que cobrem uma área de 5,4 hectares, com capacidade suficiente para atender às necessidades de energia de Balama durante os períodos de luz solar mais intensa, com toda a energia excedente armazenada num sistema de bateria de 8,5 MW/MWh.
A central eléctrica movida a diesel de Balama fornecerá as necessidades de energia de base durante a noite e as necessidades incrementais de energia em outros momentos.
De acordo com o director-geral da Syrah, Shaun Verner, “O sucesso da operação completa do sistema híbrido de energia solar e bateria é o resultado de um extenso estudo de viabilidade, aquisição de equipamentos, construção e operação realizadas pela equipe da Syrah, Solarcentury Africa e CrossBoundary Energy ao longo de vários anos”.
“O sistema híbrido de energia solar e bateria proporciona uma redução significativa dos custos operacionais líquidos, reduz nossa exposição aos custos voláteis do diesel e fortalece ainda mais os atributos ambientais, sociais e de governação dos produtos de grafite natural de Balama. Esperamos continuar a trabalhar com a Cross Boun- dary Energy durante o período do contrato de locação operacional”, acrescentou.
A mina de grafite de Balama cobre uma área de 106 quilómetros quadrados e é reportada como sendo detentora das maiores reservas de grafite já descobertas. É uma mina a céu aberto, e a Syrah estima a vida útil do recurso em mais de cinquenta anos.
A grafite é uma forma altamente valorizada de carbono devido às suas propriedades como condutor de electricidade. É usado em baterias e células de combustível e é a base para a produção de grafeno considerado um “material milagroso” que é o material mais resistente já produzido, com um enorme potencial para seu uso nas indústrias de electrónicos.
Governo admite autorizar retoma gradual da actividade mineira em Manica
12 de Fevereiro, 2026Governo Atrai Investimento pelo Canal ‘Gás Natural’
5 de Fevereiro, 2026
Mais notícias
-
Fórum de Negócios Moçambique- França
24 de Abril, 2023 -
Bloqueios na EN4 paralisam comércio na Matola e geram preocupações económicas
11 de Fevereiro, 2025 -
Corrupção: A urgência de combater um obstáculo ao desenvolvimento económico
16 de Dezembro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Preço De Referência Entra No Centro Da Estratégia De Controlo Das Exportações
17 de Fevereiro, 2026 -
Agricultura Devastada Pelas Cheias Coloca 620 Mil Moçambicanos Em Risco
17 de Fevereiro, 2026
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019














