fbpx

Suécia vai desembolsar 19 milhões de dólares para a “Adaptação às Alterações Climáticas” em Moçambique

0
83
  • O Governo sueco desembolsará, durante um período de cinco anos, 19 milhões de dólares americanos para a adaptação às alterações climáticas em Moçambique.

O montante, será aplicado com o apoio do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), tendo em conta que “Moçambique é uma das nações vulneráveis às alterações climáticas”.

O programa, denominado Local Climate Adaptive Living Facility, irá investir em saúde, educação, água e saneamento, bem como noutros serviços essenciais “seleccionados pelas comunidades num processo participativo que inclui os governos locais”.

“Tendo em conta os resultados positivos alcançados na primeira fase do programa, os governos moçambicano e sueco iniciaram uma reflexão sobre a continuidade e a expansão do programa noutras áreas geográficas do país”, disse Luisa Fumo, chefe adjunta da cooperação sueca em Maputo.

Segundo Fumo, por exemplo, no distrito de Chigubo, na província sul de Gaza, os fundos suecos já financiaram a construção de um novo mercado “suficientemente robusto para resistir ao mau tempo que sempre atinge a área agressivamente”.

“Estes fundos seguem o compromisso anterior de cerca de 13,8 milhões de dólares americanos entregues entre Julho de 2018 e Dezembro de 2022”, disse ela.

Comentários