
União Europeia Apoia a Criação de 12 Incubadoras de Negócios em Moçambique para Gerar Empregos para Jovens
O projecto INCUBOX II, coordenado pela Gapi e com o apoio da Fundação Aga Khan, está a impulsionar a criação de 12 incubadoras de negócios na região Norte de Moçambique, com o objectivo de formar e acompanhar 1.080 jovens empreendedores. Este projecto, que conta com financiamento da União Europeia, visa não só fomentar o empreendedorismo jovem, mas também gerar cerca de 3.250 novos empregos para as comunidades locais.
O Que Está em Jogo?
O INCUBOX II é a segunda fase de um projecto piloto iniciado em 2019, que testou e melhorou o modelo de incubadoras de negócios em zonas rurais. A fase inicial do projecto foi implementada em três distritos da província de Niassa, abrangendo 120 jovens empreendedores. Agora, o projecto alarga-se a 12 distritos em várias províncias, incluindo Cabo Delgado e Nampula, com um foco especial na capacitação de mulheres empreendedoras — cerca de 40% dos beneficiários.
A Gapi está a trabalhar com 36 jovens técnicos para realizar um levantamento sobre as necessidades do ecossistema empreendedor local e identificar os maiores desafios dos jovens empreendedores nas regiões onde as incubadoras irão ser instaladas. Este estudo de base está a ser realizado através de inquéritos a instituições governamentais, financeiras, educacionais e a operadores de telefonia móvel.
O Objetivo: Criar Startups e Gerar Empregos
Os jovens que participarem no programa terão acesso a fundos de arranque, serviços de internet gratuita, eventos de networking, assistência na legalização de negócios e até equipamentos e ferramentas para as suas startups. Cada incubadora de negócios será projetada de forma sustentável, utilizando energia solar e garantindo a acessibilidade digital com internet Wi-Fi.
Além do apoio na criação de novos negócios, a Gapi também prevê a formação digital para os beneficiários, incluindo smartphones para o acesso a conteúdos educativos e a participação em formações sobre gestão de negócios com o uso de realidade virtual.
A Parceria e o Impacto Local
A Gapi tem firmado parcerias com instituições locais, como AIESEC e várias escolas técnicas e politécnicas, para garantir a incubação e mentoria dos jovens empreendedores. A ideia é criar uma rede de suporte que não só forneça a formação técnica, mas também ofereça estágios internacionais, expandindo as oportunidades de negócio para uma dimensão global.
Este projecto é mais do que uma simples incubadora de empresas; trata-se de uma estratégia abrangente para enfrentar a desempregabilidade jovem e fomentar o desenvolvimento sustentável nas regiões mais carentes de Moçambique. Ao focar na criação de novas microempresas com alto impacto social, o INCUBOX II está a preparar o terreno para a geração de empregos, o fortalecimento de economias locais e a transformação digital.
O INCUBOX II é uma iniciativa oportuna no contexto dos esforços visando o empoderamento dos jovens empreendedores de Moçambique, ao dar-lhes as ferramentas e o suporte necessário para transformar ideias em negócios rentáveis e sustentáveis. Através de parcerias estratégicas, inovação e foco no desenvolvimento local, este projecto tem o potencial de criar um ciclo positivo de crescimento económico e criação de empregos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do país.
Comentários
PMEs moçambicanas terão protagonismo na Conferência MMEC 2025
17 de Março, 2025BCI reconhecido internacionalmente com três prémios de excelência
15 de Janeiro, 2025
Mais notícias
-
EUA prometem US$ 55 mil milhões para África para os próximos 3 anos
16 de Dezembro, 2022 -
Matola na HCB
4 de Maio, 2023 -
Economia poderá crescer 8,3% em 2024
8 de Junho, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025 -
Em 2025: Standard Bank prevê crescimento da economia nacional em 3%
20 de Março, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023