
Moçambique e EUA assinam em Washington acordo de Compacto II orçado em US$ 537.5 milhões
A província da Zambézia é tida como prioritária para o segundo Compacto, avaliado em USD 537.5 milhões, cujo acordo de financiamento é assinado hoje pelo Ministro de Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela e pela Presidente Executiva da Millenium Challenge Corporation (MCC) Alice Albright,
O segundo compacto, avança está concebido em torno de três áreas principais: promoção de investimentos na agricultura comercial, conectividade e transporte rural e mudanças climáticas e desenvolvimento costeiro, tendo a Província da Zambézia como prioridade.
De acordo com a página da Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique, “Os investimentos da MCC são concebidos para reduzir a pobreza através do crescimento económico. Este processo apresenta uma oportunidade inestimável para construir confiança em torno do investimento público e da eficácia do governo”. Consequentemente, o segundo Compacto da MCC para Moçambique tem o potencial de catalisar o desenvolvimento transformacional em Moçambique”.
A MCC é apenas uma das ferramentas de desenvolvimento do Governo dos E.U.A… Para além de outras agências como a U.S. Development Finance Corporation, a Agência dos E.U.A. para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma das principais fontes de investimento dos E.U.A. em Moçambique. A nova estratégia quinquenal da USAID dá prioridade à Província da Zambézia, uma das quatro províncias que beneficiam de todos os investimentos dos E.U.A… De 2022 a 2027, os E.U.A., através da USAID, irão investir USD 80 milhões em novos projectos agrícolas a nível nacional.
A MCC foi criada em 2004 e, é uma agência inovadora de assistência externa do Governo dos E.U.A., concebida para executar programas que reduzam a pobreza nos países em desenvolvimento através do crescimento económico. A MCC e o Governo de Moçambique desenvolveram um compacto de cinco anos, no montante de USD 506,9 milhões em 2008 para investir em água e saneamento, estradas, posse de terra, e agricultura. Através de investimentos como a construção de 614 pontos de água rurais nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, o número de pessoas com acesso à água potável mais do que duplicou.
Recorde que O Conselho de Administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) aprovou em Junho o programa de 500 milhões de dólares para o Compacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique.
Após três trimestres de queda, Governo prevê sinais de recuperação económica
12 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Aprovado reajustes nos salários mínimos
1 de Maio, 2024 -
Rand sul-africano mantém-se firme antes dos números da inflação nos EUA
10 de Abril, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















