
Empresários chineses vão instalar junto a doca de Chonguene, na província de Gaza, sul de Moçambique, um centro de transformação e exportação de gergelim para a China, de acordo com a Rádio Moçambique, qua adianta que a acção resulta de entendimento entre os governos de Moçambique e da China.
A emissora nacional refere que a pretensão foi apresentada por uma delegação de empresários chineses que se encontram na província de Gaza, no âmbito da visita do vice-governador da província de Hubei, Wu Haitao.
Numa primeira fase os chineses pretendem apoiar a província de Gaza, através do fornecimento da semente qualificada e transferência de tecnologia de produção de gergelim, uma cultura considerada de alto rendimento comercial.
Os empresários chineses comprometem-se também em absorver toda a produção de gergelim, daí que pediram ao governo provincial de Gaza para a massificação da produção desta cultura junto aos produtores.
“Gostaríamos de ter uma pretensão que a partir do porto tivéssemos um centro nosso da empresa que é para transformação e exportação do Gergelim alocado no porto de Gaza. E não só vamos fazer o fomento de desenvolvimento desta variedade como também apos a colheita do mesmo material faremos a compra”, solicitaram.
Reagindo a esta pretensão, a governadora de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo garantiu aos empresários chineses que o executivo já está a trabalhar na massificação do cultivo de gergelim em todos os distritos da província principalmente da zona norte.
“Estamos a trabalhar para que mais distritos estejam a produzir gergelim, onde temos cerca de 366 hectares que vão ser preparados para a produção de gergelim e sobretudo com o mercado que já temos oportunidade, isto é que vai dar mais força aos nossos produtores para expandir o mais rápido possível”, garantiu a governadora de Gaza.
Mais notícias
-
Disponíveis US$ 30 milhões para manutenção de barragens
19 de Outubro, 2023 -
Smart Business cria mecanismo de inclusão financeira para MPME’s
25 de Outubro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















