
MPDC lança concurso EPC para o projecto de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo
A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) acaba de lançar o concurso de EPC (Engineering, Procurement and Construction) para a fase I de expansão do terminal de contentores do porto de Maputo, operado por um consórcio liderado pela DP World, líder global de supply chain e logístic.
Com o lançamento do concurso dá-se o início das obras de expansão, que foram anunciadas em Fevereiro deste ano, na sequência da extensão do contrato de concessão do Porto de Maputo das actuais 255.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) para 530.000 TEUs.
De acordo com o comunicado da MPDC, o concurso, alargado aos contratantes pré-seleccionados, o plano do projecto envolve um desenvolvimento abrangente em várias áreas-chave, designadamente, infra-estruturas civis, mecânicas, eléctricas e de canalização: reabilitações abrangentes para modernizar e melhorar a eficiência das instalações existentes; equipamento de cais e parque de contentores: fornecimento e instalação de equipamento de cais e de parque de contentores de última geração para aumentar a capacidade operacional e, Obras auxiliares: desenvolvimento de estradas de acesso, complexos de portões e outras estruturas de apoio essenciais para facilitar as operações.
A MPDC detalha que o novo cais irá sofrer um alargamento significativo e uma expansão para oeste do cais de carvão existente, resultando num comprimento total de cais de 650 metros para a Fase 1. Esta extensão irá permitir a instalação de três guindastes Ship-to-Shore (STS) Super Post Panamax, aumentando significativamente a capacidade de manuseamento do terminal.
“Uma parte integrante do projecto é o aprofundamento do cais para -16m (cais 11 e 12). O cais 10 permanece a -12m. Esta melhoria é crucial para acomodar navios maiores, aumentando assim a capacidade de movimentação do terminal”. Refere o comunicado da MPDC
Após a conclusão, que se espera que aconteça antes do final de 2026, o terminal expandido terá uma capacidade de 530.000 TEUs, posicionando Maputo como um hub na rede marítima regional.
Para a MPDC, a expectativa é que, a expansão projectada, impulsione o crescimento económico, melhore as capacidades comerciais e crie numerosas oportunidades de emprego.
Linha de Interligação Moçambique–Malawi Conclui-se Até Dezembro
6 de Outubro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023