Com Lucros de 368,1 Milhões de Meticais Emose Vai Pagar Dividendos em Setembro

0
151
Questões-Chave:
  • Lucros da Emose em 2024 atingiram 368,1 milhões de meticais, contra 43,4 milhões em 2023;
  • Dividendos de 0,3119 meticais brutos por acção serão pagos a 2 de Setembro;
  • Estado moçambicano detém 70% do capital, através do Ministério das Finanças (39%) e IGPE (31%);
  • Cooperativa dos Gestores Técnicos e Trabalhadores da Emose possui 20% e restantes 10% estão dispersos em bolsa;
  • Emose lidera o mercado segurador nacional, com 19 empresas concorrentes registadas.

A Emose – Empresa Moçambicana de Seguros vai distribuir dividendos relativos ao exercício de 2024 no dia 2 de Setembro, após registar lucros recorde de 368,1 milhões de meticais, um salto significativo face aos resultados dos anos anteriores.

Segundo a empresa, citada pela agência Lusa, a distribuição corresponderá a 0,3119 meticais por acção, em valor bruto. Trata-se de um resultado histórico para a maior seguradora do país, que em 2023 tinha registado lucros de 43,4 milhões de meticais, revertendo prejuízos de mais de 1,193 mil milhões de meticais em 2021.

Em comunicado, a Emose atribui a melhoria da performance a uma gestão prudencial criteriosa, melhor selecção de riscos, redução de custos operacionais e maior informatização dos processos, factores que consolidaram os rácios financeiros da empresa. O Presidente do Conselho de Administração, Janfar Abdulai, considerou os resultados de 2024 “reconfortantes e promissores face aos objectivos definidos”.

O relatório do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) indica que em 2023 a Emose manteve a liderança no mercado nacional de seguros, composto actualmente por 19 empresas licenciadas.

No capital social, o Estado moçambicano controla 39% directamente, através do Ministério das Finanças, e 31% via IGPE. Outros accionistas relevantes incluem a Cooperativa dos Gestores Técnicos e Trabalhadores da Emose (20%), enquanto os restantes 10% estão dispersos em bolsa.

Fundada após a independência nacional, através da fusão das seguradoras Lusitânia, Tranquilidade de Moçambique e Nauticus, a Emose lidera o sector segurador há mais de 40 anos, mantendo uma posição central no desenvolvimento do mercado e na promoção da estabilidade financeira no país.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.