
Após três trimestres de queda, Governo prevê sinais de recuperação económica
Governo Espera Inversão Da Contração Económica No Terceiro Trimestre De 2025
Depois de três períodos consecutivos de retração do PIB, o Executivo moçambicano antevê uma recuperação no terceiro trimestre, impulsionada pela normalização da actividade económica e pela estabilização social após as tensões pós-eleitorais.
- Moçambique registou três trimestres consecutivos de contração do PIB: -4,9% (T4 2024), -3,9% (T1 2025) e -0,9% (T2 2025);
- O Governo prevê recuperação do crescimento económico no terceiro trimestre;
- O Ministério das Finanças estima um crescimento de 2,9% em 2025, 3,2% em 2026 e uma média de 4,4% entre 2026–2028;
- As reformas nas finanças públicas e o crescimento dos sectores da energia, agricultura, gás e infra-estruturas deverão sustentar a retoma;
- O Executivo apela à compreensão dos professores, no contexto dos atrasos no pagamento de horas extraordinárias, agravados pela desaceleração económica.
O Governo moçambicano prevê uma inversão da tendência de contração económica no terceiro trimestre de 2025, após três períodos consecutivos de queda do PIB, associados às perturbações económicas e sociais verificadas após as eleições gerais de Outubro de 2024.
A informação foi avançada pelo porta-voz do Conselho de Ministros e ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, que assegurou estar em curso uma trajectória de recuperação gradual.
“Tivemos três trimestres seguidos de contração económica, momentos difíceis, com o PIB a desacelerar. Mas a situação está tendencialmente a melhorar e vamos ter, tudo indica, boas notícias no terceiro trimestre”, afirmou Valá.
O ministro reconheceu os constrangimentos financeiros que afectam sectores como o da Educação, onde persistem atrasos no pagamento de horas extraordinárias, mas sublinhou que o reforço da arrecadação de receitas e o dinamismo económico esperado deverão melhorar a capacidade de resposta orçamental do Estado.
“Com mais capacidade de dinamizar a economia e de arrecadar receitas, esses problemas poderão ser mais facilmente solucionados”, acrescentou, apelando à “compreensão” dos professores para que prossigam com a sua missão no encerramento do ano lectivo.
Segundo dados oficiais, a economia moçambicana registou contrações homólogas do PIB de -4,9% no quarto trimestre de 2024, -3,9% no primeiro trimestre de 2025 e -0,9% no segundo trimestre, períodos marcados por forte instabilidade social e pelo abrandamento do investimento privado.
A ministra das Finanças, Carla Loveira, já havia assinalado em Outubro que os indicadores orçamentais sugerem um “caminho sólido para a retoma do crescimento”, com subida das receitas e descida das despesas em termos homólogos no terceiro trimestre.
“Embora os dados do primeiro semestre apontem para uma contração acumulada de 2,4%, as projecções orçamentais indicam crescimento económico de 2,9% em 2025, 3,2% em 2026 e uma média de 4,4% entre 2026 e 2028”, afirmou Loveira.
A governante destacou ainda que as reformas em curso nas finanças públicas, aliadas à retoma gradual da produção e ao crescimento dos sectores da energia, agricultura, gás natural e infra-estruturas, projectam um horizonte de crescimento económico promissor, sustentável e inclusivo.
Com a recuperação económica a desenhar-se no terceiro trimestre e as projecções a apontarem para um novo ciclo de crescimento entre 2026 e 2028, o Governo procura equilibrar consolidação orçamental e estímulo à actividade produtiva, num contexto de maior estabilidade social e confiança gradual dos agentes económicos.
Inflação Acelera Para 1,26% Em Janeiro E Pressiona Cabaz Alimentar
11 de Fevereiro, 2026Receita Fica Aquém Da Meta Em 2025 Com Execução De 91,4% E Desempenho Global De 77%
11 de Fevereiro, 2026Actividade Empresarial Estagna no Início de 2026 – PMI
5 de Fevereiro, 2026
Mais notícias
-
WEBINAR “Participação das Mulheres nos Conselhos de Administração”
26 de Novembro, 2021
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Moçambique e Brasil selam cooperação estratégica para certificação digital
13 de Fevereiro, 2026 -
FMI insta África do Sul a adoptar regra mais rígida para travar dívida pública
13 de Fevereiro, 2026 -
Comércio global entra numa fase de discriminação selectiva
13 de Fevereiro, 2026
Mais Vistos
-
Moçambique e Brasil selam cooperação estratégica para certificação digital
13 de Fevereiro, 2026 -
FMI insta África do Sul a adoptar regra mais rígida para travar dívida pública
13 de Fevereiro, 2026
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Moçambique e Brasil selam cooperação estratégica para certificação digital
13 de Fevereiro, 2026 -
FMI insta África do Sul a adoptar regra mais rígida para travar dívida pública
13 de Fevereiro, 2026
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019
















