fbpx

Estão a ser tomadas medidas necessárias para um sector energético sustentável

0
940

A conclusão é da Embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnergren, cujo país apoia o sector energético em Moçambique há mais de 40 anos com múltiplos investimentos, a rondarem, actualmente, mais de 1.6 mil milhões de coroas suecas.

Os apoios suecos têm sindo canalizados para áreas da geração, transmissão e distribuição da energia. A Suécia tem estado a apoiar também os esforços da estratégia nacional de electrificação de Moçambique -o programa energia para todos- que visa alcançar o acesso universal a electricidade até o ano 2030.

A embaixadora revelou que o seu País tem estado a apoiar soluções tanto dentro como fora da rede, que requerem avultados investimentos.

“As finanças do sector público não conseguirão atingir esse objectivo, daí a necessidade de estimular e permitir o financiamento da electrificação pelo sector privado”. Disse Mette Sunnergren,

A embaixadora disse que Moçambique está a tomar as medidas necessárias para um sector energético sustentável, incluindo a nova lei da energia, o decreto sobre energia fora da rede e, agora, a finalizar os diferentes regulamentos que permitem uma maior mobilização das capacidades e recursos do sector privado para alcançar o acesso universal.

“Estas medidas são fundamentais para o sucesso da consecução dos objectivos estipulados na estratégia nacional de electrificação. O número de programas apoiados pela Suécia está actualemte activo em Moçambique para apoiar os esforços do País no sentido de alcançar o acesso universal, o nosso apoio estende-se ao desenvolvimento do mercado, apoio a política e regulamentação, activação da procura, investigação e disseminação das melhores soluções de fogões melhorados, soluções de electrificação fora da rede e o sector produtivo da energia”. Disse.

Referindo-se particularmente, a área de energia fora da rede, e Embaixadora da Suécia em Mocambique, disse que o seu País está a apoiar o desenvolvimento do mercado de energias renováveis fora da rede em todo o país, aplicando, entre outros, uma estratégia de não deixar ninguém para trás através, o estímulo ao envolvimento das empresas, especialmente nas localidades moçambicanas que enfrentam desafios e carecem de atendimento nessa área.

“O investimento na produção de electricidade deve ser sustentável e a Suécia defende fortemente o maior acesso a energia renovável sem carbono e o afastamento de combustíveis fósseis, pelo que a Suécia prossegue a estratégia de crescimento verde que promove o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável. Além disso, a Suécia apoia a mitigação do clima através do apoio ao aumento da produção da energia renovável e adaptação ao clima” disse a diplomata sueca na abertura da Conferência sobre o “Quadro Regulatório para o Sector de Energia Fora da Rede, realizado entre os dias 22-24 de Novembro, organizado pela ARENE, a SNV, e a BRILHO.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários