_A iniciativa pertence a Tempus Global Group, que lança a “1ª edição do Elite Employer” que distingue as melhores empresas para se trabalhar em Moçambique.
Depois da realização da pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão de Capital Humano, e com base na informação gerada nesse exercício, a Tempus Global Group lança, inédito, o Elite Employer, um programa pioneiro concebido para reconhecer as melhores organizações para se trabalhar no país.
O Elite Employer, envolveu 140 organizações dos sectores público (4%), privado (72%) e organizações não governamentais (24%), abrangendo todo o território nacional.
Através da iniciativa, a Tempus Global Group irá reconhecer organizações de diversos sectores, designadamente, financeiro, energia, fast moving consumer goods, extractivo, organizações não governamentais, telecomunicações, entre outros.
Referindo-se ao processo técnico e metodológico da Elite Employer, a Tempus Global Group refere que de todas as organizações participantes na pesquisa, apenas 45 foram elegíveis para o programa de certificação Elite Employer que, agora, vai reconhecer as 30 melhores empresas onde trabalhar. Adianta ainda a Tempus, que o sistema de pontuação é focado em quatro pilares: Compensação e Benefícios, Carreira, Ambiente de Trabalho e Cultura.
Referindo-se aos aspectos tangíveis e intangíveis do Employer Elite, a Tempus, refere que serão atribuídos “o selo de qualidade” às empresas eleitas que “atesta que aquela organização é, de facto, um óptimo lugar para se trabalhar e se desenvolver profissionalmente”. A distinção destaca ainda, adianta a nossa fonte, “que estas organizações como estando bem posicionadas para reter e atrair talento, essencial para o crescimento sustentável e saudável das empresas.
Numa outra perspectiva, os promotores da iniciativa, sublinham que o Elite Employer visa destacar, sobretudo, os vários aspectos que unem colaboradores e os aproximam às respectivas organizações, criando sentimentos de pertença dentro das empresas, nomeadamente no que diz respeito a valores, ética e integridade, dai que, o bom desempenho em termos de estratégia, liderança e recrutamento foram também critérios tidos em consideração.
Para assinalar o reconhecimento das organizações que mais se destacam neste programa pioneiro, a Tempus Global Group passa a realizar, anualmente, um evento de atribuição de prémios. No dia 26 de Maio, realiza-se, assim, a Gala da 1ª edição do Elite Employer, a decorrer numa unidade hoteleira de Maputo e que vai reunir as melhores empresas para se trabalhar em Moçambique.
Para a Tempus, o “Elite Employer” é uma enorme mais-valia para a implementação dos planos estratégicoss de Recursos Humanos nas organizações, tendo como objectivo influenciar o mercado local com práticas que contribuam para a melhoria contínua de políticas orientadas para as pessoas.(OE)