
A inflação vai começar a baixar, sem antes prejudicar o clima de investimento
- Países com taxas de inflação mais altas terão mais dificuldade em atrair investimentos em 2023.
- Espera-se que os investidores adoptem uma abordagem mais cautelosa em relação ao IDE, pelo menos no primeiro semestre de 2023
- Uma melhoria nas condições económicas globais são essenciais para colocar os fluxos de IED de volta nos trilhos.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a inflação mundial caia de 8,8% em 2022 para 6,5% em 2023. Isso sugere que o pico de alta nos preços acabou para muitos países. No entanto, os danos causados podem ser sentidos ainda mais em 2023. Uma pesquisa da Ipsos diz que a inflação é a preocupação número um para as pessoas em todo o mundo.
Espera-se que a China e os países europeus tenham uma aterragem mais difícil. As potências europeias, como o Reino Unido e a Alemanha, devem entrar em recessão no início de 2023, tendo visto alguns de seus níveis de inflação mais altos em décadas.
O sentimento do investidor também esfriou na China. No entanto, espera-se que os EUA tenham uma aterragem mais suave dada a sua capacidade de controlar a inflação numa fase inicial (verão de 2022) em comparação com os seus homólogos europeus. Isso pode ser significativo, dada a proeminência dos EUA como um dos principais locais de entrada e saída de IDE.
Com dificuldades de crescimento económico, muitas empresas podem se inclinar para a consolidação em vez da expansão, pelo menos no primeiro semestre de 2023. Isso provavelmente afectará negativamente os níveis de IDE no início de 2023. De acordo com nossos dados, o número de projectos de IDE aumentará em 2022. Portanto, nossa expectativa é de uma suavização ou redução dos volumes de investimentos em 2023.
Os países estão experimentando diferentes níveis de inflação. A taxa de inflação do Zimbabwé atingiu cerca de 250%, enquanto os preços do Japão subiram ‘apenas’ 3,8% em Novembro de 2022. Aqueles com taxas de inflação mais altas terão mais dificuldade em atrair investimentos em 2023.
 
                			
                                        			













