
Acções aumentam ligeiramente à medida que a Wall Street tenta recuperar do pior dia desde Junho de 2020
As acções nas bolsas internacionais subiram ligeiramente, até quarta-feira, 14, à medida que os investidores tentavam se reencontrar após a maior queda de um dia em mais de dois anos.
A Dow Industrial Average[1] ganhou 93 pontos, ou 0,3%. O S&P 500[2] subiu 0,5%, e o Nasdaq Composite[3] subiu quase 0,9%.
Merck e Johnson & Johnson subiram cada uma mais de 2% para liderar a Dow, enquanto a gigante tecnológica Apple ganhou 1,6%.
A Dow caiu mais de 1.200 pontos na terça-feira, ou quase 4%, enquanto o S&P 500 perdeu 4,3%. O Nasdaq Composite caiu 5,2%. Foi a maior queda num único dia para as três médias desde Junho de 2020.
Os movimentos do mercado vieram depois do relatório do índice de preços no consumidor de Agosto, dos EUA, mostrar que a inflação aumentou 0,1% numa base mensal, apesar de uma queda nos preços do gás.
O relatório sobre a inflação trouxe questões sobre se as acções poderiam voltar aos seus mínimos de Junho ou cair ainda mais. Também suscitou alguns receios de que a Reserva Federal pudesse potencialmente subir ainda mais do que os 75 pontos base em que os mercados estão a fixar os preços.
“A liquidação de terça-feira, 13, significou um lembrete de que uma subida sustentada é susceptível de exigir provas claras de que a inflação está numa tendência descendente. Com a incerteza macroeconómica e política elevada, esperamos que os mercados permaneçam voláteis nos próximos meses”, disse Mark Haefele, CIO do UBS Global Wealth Management, numa nota dirigida aos clientes.
Todas as 30 acções Dow e os sectores S&P 500 terminaram a sessão em baixa, e levadas para o terreno negativo pelos serviços de comunicações. O sector caiu 5,6% e terminou o seu pior dia desde Fevereiro, arrastado por acções de grandes nomes da tecnologia como Netflix e Meta Platforms, que caíram cerca de 7,8% e 9,4%, respectivamente.
[1] Indicador financeiro que avalia o desempenho das acções de empresas norte-americanas.
[2] Standard & Poor’s 500 é um índice do mercado norte-americano de capitais. Considerado o principal indicador de acções de companhias de grande porte dos Estados Unidos.
[3] Índice do mercado de acções que inclui quase todas acções listadas na bolsa de valores Nasqad.