
Africa Financial Markets Index confirma progressos lentos na construção dos mercados de capitais no continente
- África do Sul e Maurícias são que tem os mercados de capitais mais desenvolvidos de África
- Moçambique caiu dois lugares no ranking do Absa Africa Financial Markets Index
A mensagem subjacente do Absa Africa Financial Markets Index (AFMI) 2023 é a de que persiste um progresso lento na construção dos mercados de capitais em .África
O estudo observa que, em 17 países, as pontuações são mais elevadas este ano do que quando foram introduzidos no índice pela primeira vez. “Mas existe um grande fosso entre os países com melhores resultados e os restantes”, com apenas os cinco primeiros registam pontuações superiores a 60.
A África do Sul e as Maurícias continuam a ser os únicos países com uma pontuação acima de 70, como tem acontecido desde 2019. Isto sugere que há muito espaço para mais melhorias em todo o continente.
Como resumido por Charles Russon, Director Executivo do Absa Corporate and Investment Bank, “os mercados globais enfrentaram desafio após desafio nos últimos anos, empurrando muitos países para o ‘modo de crise’, concentrando os seus esforços em lidar com o próximo problema e colocando a reforma estrutural de longo prazo em segundo plano”
Agora, no seu sétimo ano, o Africa Financial Markets Index , “mostra sinais promissores de que os mercados financeiros africanos estão a resistir à tempestade, revelando como as economias podem impulsionar o crescimento sustentável apesar do difícil ambiente macroeconómico global”, afirmou Charles Russon
“O progresso nos investimentos ESG, o aumento da transparência do mercado e a melhoria dos depositários centrais de segurança estão a cimentar África como um destino para o investimento de capital. Esperamos continuar a derrubar as barreiras ao investimento e a melhorar a resiliência financeira de África”, acrescentou Russon.
Apesar de ter melhoirado a pontuação de 36, em 2022, para 37 em 2023, Moçambique caiu do lugar 22, em 2022, para 24, este ano, num total de 28 países, mas o AFMI, indica que as boas perspectivas que o País apresenta no sector do gás natural poderá impulsionar o desenvolvimento do mercado de capitais.
O Africa Financial Markets Index é liderado pela África do Sul com 88 pontos, seguido das Mauricias, com 77 e a Nigéria com 67 pontos completa o pódio.
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Moza Banco Distingue 23 Empresas com o Selo FaMoza
4 de Setembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025 -
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Mais Vistos
-
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023