Os directores executivos (administradores) do Banco Mundial escolheram nesta quarta-feira, 03 de Maio, Ajay Banga como Presidente do Banco Mundial para um mandato de cinco anos com início em 2 de Junho de 2023.

Ajay Banga mais recentemente actuou como vice-presidente da General Atlantic. Anteriormente, ele foi presidente e CEO da Mastercard, uma organização global com quase 24.000 funcionários. Sob a sua liderança, a MasterCard lançou o Centro para o Crescimento Inclusivo, que promove o crescimento económico equitativo e sustentável e a inclusão financeira em todo o mundo. Foi Presidente Honorário da Câmara de Comércio Internacional, exercendo o cargo de Presidente entre 2020 e 2022. Tornou-se conselheiro do fundo focado no clima da General Atlantic, BeyondNetZero, no seu início, em 2021. Banga actuou como co-presidente da Parceria para a América Central, uma coalizão de organizações privadas que trabalha para promover oportunidades económicas em populações carentes em El Salvador, Guatemala e Honduras. Anteriormente, ele fez parte dos conselhos da Cruz Vermelha Americana, Kraft Foods e Dow Inc.

Ajay Banga é co-fundador do The Cyber Readiness Institute e foi vice-presidente do Economic Club de Nova Iorque. Foi premiado com a Medalha da Associação de Política Externa em 2012, o Prémio Padma Shri pelo Presidente da Índia em 2016, a Medalha de Honra Ellis Island e o Prémio de Liderança Global do Conselho Empresarial para o Entendimento Internacional em 2019, e a Distinguished Friends of Singapore Public Service Star em 2021.

Os Directores Executivos seguiram o processo de selecção acordado pelos accionistas em 2011. O processo incluiu uma nomeação aberta, baseada no mérito e transparente, em que qualquer nacional dos membros do Banco poderia ser proposto por qualquer Director Executivo ou Governador através de um Director Executivo. Seguiu-se uma diligência exaustiva e uma entrevista exaustiva do Sr. Banga pelos Directores Executivos.

O Conselho espera trabalhar com Banga no processo de Evolução do Grupo Banco Mundial, conforme discutido nas Reuniões da primavera de Abril de 2023, e em todas as ambições e esforços do Grupo Banco Mundial destinados a enfrentar os desafios de desenvolvimento mais difíceis que os países em desenvolvimento enfrentam.

O Presidente do Grupo Banco Mundial é também o Presidente do Conselho de Administração dos Directores Executivos do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD). O Presidente é também presidente ex-officio do Conselho de Administração da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), da Sociedade Financeira Internacional (SFI), da Agência Multilateral de Garantia dos Investimentos (MIGA) e do Conselho de Administração do Centro Internacional para a Resolução de Diferendos relativos a Investimentos (CIRDI).

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.