O Citigroup está em avançados contactos com as autoridades administrativas da Província sul africana de Gauteng, na África do Sul, para financiar quase 1,4 bilhão de rands (72 milhões de dólares) de investimento em um novo projecto de megacidade e aeroporto ao sul de Johannesburg.
O banco norte-americano, através da sua unidade sul-africana, disponibilizará uma linha de empréstimo de sete anos para um veículo de propósito especial que investirá directamente em infra-estrutura para a Mega River City nas margens do rio Vaal, disse Peter Taylor, chefe do Citi na África do Sul. O desenvolvimento do projecto poderia atrair até 30 mil milhões de rands em investimentos adicionais, segundo Taylor.
“O novo projecto da cidade do rio Vaal assumirá a forma de uma parceria público-privada”, disse Taylor em entrevista a agencia Bloomberg, acrescentando que “constituirá um desenvolvimento de cidade metropolitana de uso misto, um aeroporto internacional, juntamente com centros logísticos, industriais e agrícolas.”
Gauteng, a província mais rica da África do Sul, identificou cinco corredores ou locais onde quer impulsionar o desenvolvimento económico e criar empregos, sendo a nova cidade o primeiro dos projectos previstos. O projecto poderá se estenderá por pelo menos 1.200 hectares (2.965 acres) de terra e ficará ao lado de um polo industrial onde a siderúrgica ArcelorMittal SA e a gigante petroquímica Sasol Ltd. têm instalações de processamento, avança a agência Bloomberg.