
EDM amplia e reforça rede de fornecimento de energia para responder à demanda
A Electricidade de Moçambique, E. P. (EDM), através do Projecto de Melhoria da Qualidade e Eficiência Energética (PERIP, sigla em Inglês), está a ampliar a sua rede de fornecimento de energia eléctrica, visando reforçar e melhorar a qualidade da rede, devido ao crescimento exponencial da Cidade e Província de Maputo.
Trata-se de uma intervenção de raiz, que consiste em substituir o sistema em uso, com o objectivo de aumentar a capacidade dos Transformadores para responder aos desafios do contexto actual, estando, neste momento, há 90% do nível de execução. Este Projecto (PERIP) está avaliado em cerca de 150 Milhões de Meticais, financiados pelo Banco Mundial, e inclui três (3) componentes, nomeadamente: (1) Melhoramento de Infra-estruturas Eléctricas; (2) Reengenharia dos Processos, incluindo o Plano de Redução de Perdas; e (3) Capacitação Institucional e Formação. Para a primeira componente, relativa ao aumento da capacidade das 17 Subestações ao longo do País, o Projecto está orçado em cerca de 20.1 Milhões de Doláres norte-americanos.
Segundo Gil Massinga, Gestor do PERIP, na Cidade de Maputo, as actividades decorrem a um ritmo acelerado, estando em curso a reabilitação e ampliação das Subestações 2, 4, 5, 8, 10, 11, da Matola-Rio, tendo sido já concluídas as obras nas Subestações 1, 6, 7, CTM, Matola 275, Machava, Infulene, Limak e Boane. “Por exemplo, na Subestação N.º 7, decorre a instalação de quipamento de potência para elevar a capacidade do Transformador, de 40MVA para 70MVA.
Por sua vez, na Subestação N.° 1, está em curso a instalação de Painéis de 11kV, tendo sido instalado o Transformador de 40MVA, passando, também, para 70MVA”, reafirmou o Gestor do Projecto, durante a visita de trabalho com jornalistas, promovida pela EDM, às Subestações 1 e 7, na Cidade de Maputo, no passado dia 19 de Outubro de 2023.

Gil Massinga, referiu ainda que estas obras de ampliação e reforço do sistema de fornecimento de energia eléctrica podem resultar, nalgumas casos restrições no fornecimento de energia eléctrica que serão pontualmente comunicadas aos Clientes, pelo que, a EDM agradece a compreensão de todos”. Sublinhe-se que o Projecto foi desenhado em 2016, tendo as obras iniciadas em 2020.
Inicialmente, Previa-se que as obras terminassem este ano, mas devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o PERIP sofreu uma paragem forçada e o calendário de finalização foi reprogramado para primeiro semestre de 2024.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025Banco Mundial E Moçambique Definem Novo Quadro De Parceria Até Final Do Ano
17 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Eni e parceiros vão decidir sobre segundo FLNG em Moçambique até meados de 2024
12 de Outubro, 2023 -
Fily Sissoko É o Novo Director do Banco Mundial para Moçambique
1 de Julho, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Moçambique e Itália Definem Cooperação no Agro-Negócio com 160 Milhões de Euros
19 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023