• Taxa de Acesso Doméstico da População à energia eléctrica, dentro da rede, passou de 43%, em 2022, para 46%, em 2023.
  • Vandalização de Infra-estruturas eléctricas e roubo de energia custaram a empresa 5.852 MMNZ, em 2023
  • Mais 395,732 novos consumidores passassem a beneficiar de energia eléctrica pela primeira vez

A Electricidade de Moçambique, E.P, (EDM) registou, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, resultados líquidos positivos na ordem de 4.820 Mil Milhões de Meticais.

O Volume de Negócios da Empresa cresceu em 14%, passando de 46,83 Mil Milhões de Meticais (MMZN), registado em 2022, para os actuais 53,170MMZN, de 2023.

A informação do desempenho financeiro da empresa referente ao exercício económico de 2023, indica que, no período em referência, o nível de Perdas Totais de Energia, decorrentes, sobretudo, do roubo de energia, reduziu em dois pontos percentuais, saindo de 28%, em 2022, para 26%, em 2023.

“Esta redução, a mais acentuada nos últimos quatro anos, teve um peso significativo no aumento da receita da Empresa e responde ao desafio, estabelecido pelo Governo, de melhoria continua de excelência operacional”. Diz a EDM em comunicado.

Na mesma informação a EDM refere que os projectos de Expansão da Rede Eléctrica Nacional (REN) e Massificação de Novas Ligações garantiram que mais 395,732 novos consumidores passassem a beneficiar de energia eléctrica pela primeira vez, incluindo as comunidades de onze (11) Sedes de Postos Administrativos, tendo, o número de clientes passado de 2,936,751, em 2022, para 3,208,749, em 2023, representando um crescimento de 9%.

Esses avanços, refere a EDM, contribuíram para o aumento, em três pontos percentuais, da Taxa de Acesso Doméstico da População à energia eléctrica, dentro da rede, que passou de 43%, em 2022, para 46%, em 2023.

“Os resultados alcançados no ano passado, demostram que, à medida que trabalhamos para atingir os nossos objectivos, aperfeiçoamos o nosso modelo operativo, num contexto volátil e incerto, condicionado pelos indicadores macro-económicos e mudanças climáticas que, ciclicamente, comprometem todos os nossos esforços e investimentos. Contudo, o talento das nossas equipas é ainda maior. Não parámos de electrificar, porque conhecemos a força e o potencial da energia para transformar e modernizar Moçambique”, sublinhou, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto.

Apesar dos resultados satisfatórios, a EDM diz que continua a registar prejuízos decorrentes da vandalização de Infra-estruturas eléctricas e roubo de energia que, em 2023, cifrou-se em 5.852 MMNZ. “Estes actos atrasam o cumprimento das nossas metas, especialmente o de acesso universal à energia, até 2030.

Este desempenho económico-financeiro foi chancelado na Assembleia Geral Ordinária da EDM, realizada terça-feira, 07/04, em Maputo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.