Exploração Dos Recursos Naturais: África Pode Aprender da Arábia Saudita, Defende Nyusi

0
717
  • O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou, nesta sexta-feira (10/11),  que a Arábia Saudita é um parceiro estratégico para a diversificação das economias africanas.

Falando no pódio da primeira Cimeira Arábia Saudita / África, em Riade, Nyusi disse esperar com o evento a criação de alicerces na base de vantagens mútuas, através de uma relação estratégica, realçando que a exploração de recursos naturais na Arábia Saudita é um dos exemplos mundiais de promoção de desenvolvimento sustentável, contrariamente ao que tem sido em muitos países africanos.  

“O reino da Arábia Saudita é um dos poucos países em que os recursos naturais não constituem maldição, mas sim são a força motriz do desenvolvimento e bem–estar do seu povo; África pode muito aprender desta realidade”, disse.

Nyusi aponta acções colectivas na mitigação das mudanças climáticas, investimento em infra-estruturas capazes de impulsionar a competitividade e participação de Moçambique nos mercados globais como algumas das áreas prioritárias que podem impulsionar a parceria estratégica entre Moçambique e Arábia Saudita, incluindo  o fomento da produtividade agrícola, cooperação no desenvolvimento do capital humano altamente qualificado através da educação, provimento de água, energia e melhoria de cuidados sanitários.

O Presidente da República igualmente reconheceu e agradeceu a colaboração do reino da Arábia Saudita com os países africanos nas áreas de Educação, Saúde, assistência humanitária; esta última, que se tem evidenciado nas ocorrências cíclicas de calamidades naturais em Moçambique.

 “Reiterarmos a nossa gratidão pela assistência humanitária do Centro de apoio e assistência humanitária que o Rei Salmam tem prestado à Moçambique, nos momentos em que enfrentamos as severas consequências dos desastres naturais que nos assolam ciclicamente. Procuremos alcançar a paz por todos os meios; a cooperação afro-saudita é também uma oportunidade para fazer face ao flagelo do terrorismo e extremismo violento que afecta os nossos países e minam a paz e  a estabilidade”, disse.

O Estadista moçambique reafirmou, durante o seu discurso na cimeira internacional, o compromisso que o seu executivo tem com a paz e  a segurança internacional. 

A reunião de Riade acontece numa altura em que os governos africanos procuram diversificar as suas economias através de parcerias estratégicas e as potências emergentes com a diversificação dos seus recursos a partir do Continente Africano. Segundo o estadista moçambicano, este facto torna a relação de cooperação com a Arábia Saudita vital.

A primeira Cimeira Arábia saudita/África terminou, esta sexta-feira, após discussões dos chefes de estado e de governo africanos e as autoridades sauditas, baseadas numa declaração de Riade, cujo lema será “O Roteiro para a cooperação saudita- africana.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.