
Exportação de feijão-bóer superou metas, apesar do “clima tenso” entre exportadores
- Não obstante os litígios em torno da comercialização do feijão-bóer, o país conseguiu superar a meta de exportação do feijão-bóer, sobretudo para o mercado indiano, no ano passado.
Com efeito, mesmo sem avançar dados generalizados, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, detalhou que para a Índia, por exemplo, foram expedidas mais de 245 mil toneladas, contra um plano anual de pouco mais de 200 mil.
Moreno falava na sexta-feira, em Maputo, à margem do lançamento da XIX Conferência Anual do Sector Privado do, em Maputo, evento organizado pela Confederação das Associações Económicas (CTA) juntamente com o Ministério da Indústria e Comércio.
“O processo de exportação dos produtos agrícolas correu normalmente. Há desafios do ponto de vista de qualidade e do processo de documentação que nós fazemos, mas estamos a melhorar”, explicou.
Neste sentido, Silvino Moreno enfatizou que, para além do mercado indiano, que constitui um dos principais destinos das leguminosas, Moçambique exportou para os Emirados Árabes Unidos e Inglaterra.
Relativamente ao litígio envolvendo duas empresas que exportam o feijão-bóer, o titular da pasta da Indústria e Comércio recomendou as mesmas a apostarem no diálogo.
Elucidou que esta é a via mais favorável que vai permitir que o impasse entre ambas não interfira no normal decurso da actividade comercial do país.
“O Governo sempre cumpriu o seu papel. Não só chama as partes como também recorda as regras do comércio internacional.
Há aspectos que um actor do comércio não pode fazer”, enfatizou. Acrescentou que o papel do Executivo no diferendo é assegurar que as empresas e as instituições públicas não sejam afectadas.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Moçambique cria Unidade de Financiamento Climático
17 de Abril, 2023 -
Cabotagem marítima permanece uma alternativa válida
6 de Abril, 2023 -
2100 expositores presente na 57ª Edição da FACIM
30 de Agosto, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














