fbpx

Fitch coloca rating AAA dos Estados Unidos em alerta negativo, citando luta pelo teto da dívida

0
86
  • A Fitch colocou a classificação de inadimplência de longo prazo do emissor de moeda estrangeira AAA dos Estados Unidos em observação negativa, apontando para a incerteza sobre o teto da dívida;
  • Os futuros ligados ao Dow Jones Industrial Average caíram depois que a Fitch emitiu o alerta;
  • Momentos antes, o Presidente da Câmara, Kevin McCarthy, ofereceu esperança de que seus negociadores e a equipe da Casa Branca cheguem a um acordo antes do prazo previsto para a próxima semana.

A Fitch colocou a classificação de inadimplência de longo prazo do emissor de moeda estrangeira AAA dos Estados Unidos em observação negativa na noite de quarta-feira, 24/05, apontando para a incerteza sobre o teto da dívida.

“O Rating Watch Negativo reflecte o aumento do partidarismo político que está a impedir o alcance de uma solução para aumentar ou suspender o limite da dívida, apesar da rápida aproximação da data-x”, disse a agência de notação financeira.

Os futuros ligados ao Dow Jones Industrial Average caíram brevemente cerca de 100 pontos depois que a Fitch, uma das três grandes agências de classificação de risco, emitiu sua nota.

A chamada data-X, que é quando os EUA podem dar um calote em sua dívida, pode chegar já em  1 de Junho, de acordo com a Secretária do Tesouro, Janet Yellen.

A Fitch observou que ainda espera que as autoridades de Washington cheguem a uma resolução antes do prazo.

“No entanto, acreditamos que aumentaram os riscos de que o limite da dívida não seja aumentado ou suspenso antes da data-x e, consequentemente, que o Governo possa começar a perder pagamentos de algumas de suas obrigações”, disse a agência de classificação de risco.

O anúncio chega depois que as negociações do tecto da dívida entre as equipes que representam o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, ficaram aquém de um acordo.

Na quarta-feira, McCarthy disse que as discussões sobre o aumento do limite da dívida estavam a progredir em direcção a um acordo, mas ambas as partes continuam a entrar em conflito sobre os gastos. McCarthy ofereceu esperança de que um acordo seria alcançado antes do prazo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários