Maputo precisa de 180 milhões de meticais para manutenção de estradas na época chuvosa
A Administração Nacional de Estradas (ANE) de Moçambique informou que necessita de, pelo menos, 180 milhões de meticais (cerca de 2,6 milhões de euros) para realizar intervenções de manutenção na rede de estradas da capital moçambicana durante a época chuvosa 2024-2025. Este montante será destinado à reposição da transitabilidade em caso de degradações provocadas pelas chuvas e cheias.
Planeamento e recursos
De acordo com Dade Mendes, delegado da ANE na província de Maputo, a instituição já está em estado de prontidão, com empreiteiros contratados e técnicos mobilizados para responder a emergências. “Existem secções críticas e cíclicas onde se verificam fenómenos de cheias e alagamentos, mas estamos preparados”, assegurou Mendes em declarações à Rádio Moçambique.
Apesar da preparação, o delegado destacou que o impacto dependerá da intensidade das chuvas, sendo o valor estimado ajustável conforme os danos registados.
Impacto das chuvas em Moçambique
A última época chuvosa, 2023-2024, afectou cerca de 240 mil pessoas e destruiu mais de 1.800 casas em todo o país. Entre 2019 e 2023, eventos extremos, como ciclones e tempestades, causaram pelo menos 1.016 mortes e afectaram 4,9 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Moçambique é um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas globais, enfrentando regularmente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril. Esses fenómenos exigem investimentos contínuos em infra-estruturas resilientes para mitigar os seus efeitos devastadores.
Comentários
As Reformas Económicas de Daniel Chapo: Alcance e Desafios
16 de Janeiro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023