
Transportadores têm 60 dias para a acondicionarem autocarros
Os operadores de transporte de passageiros têm dois meses para melhorarem o estado mecânico dos autocarros, de modo a garantir a mobilidades segura de pessoas, findo o período, o sector de tutela ira desencadear um trabalho de fiscalização e penalizar os infratores.
A orientação foi dada, há dias, na cidade de Nampula, pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que manteve um encontro com os operadores de transporte de passageiros e carga baseados nesta província., adianta o “noticias”.
O governante disse ser pretensão da instituição que dirige garantir uma nova maneira de transportar as pessoas de um ponto para o outro no país, criando, para o efeito, todas as condições técnicas e humanas necessárias.
Uma das condições apontadas pelo Ministro, neste quadro, é que os veículos tenham balneários no seu interior para o uso de passageiros nas viagens de longo curso.
Explicou que o período de 60 dias visa permitir que os transportadores encontrem os recursos financeiros de que necessitam para cumprir, sem sobressaltos, todas as exigências do sector dos Transportes e Comunicações.
Mateus Magala acrescentou que o período em causa será crucial para que os proprietários das frotas de transporte público de passageiros providenciem uniforme para os respetivos colaboradores.
Por seu turno, os operadores queixaram-se de constrangimentos que impactam negativamente nas suas atividades, como é o caso das péssimas condições das vias de acesso, sobretudo nas cidades de Nampula e Nacala, elevados custos de manutenção dos veículos e o excesso de fiscalização dos agentes da Polícia de Trânsito na via pública.














