
Guerra, inflação e instabilidade financeira dominam as reuniões do FMI e Banco Mundial
- As três frentes de luta: combater a inflação, proteger a estabilidade financeira, e salvaguardar a coesão social
As reuniões de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) decorrem esta semana com preocupações sobre a elevada inflação, a crescente tensão geopolítica e a estabilidade financeira.
Uma dessas tensões é a guerra na Ucrânia – a Diretora do FMI, Kristalina Georgieva, disse antes do encontro que a guerra sem sentido poderia ser travada com apenas uma decisão do País que a iniciou e que precisa de o ser.
“Esta guerra tem distraído a atenção do mundo de muitos outros problemas prementes. Esta guerra não mata apenas pessoas, está a fazer subir os preços dos alimentos. (…) Está a criar mais tensões geopolíticas, esmagando a capacidade do mundo para trabalhar como um só”, disse Kristalina Georgieva, Directora do Fundo Monetário Internacional
Georgieva referiu que o combate à inflação se tornou “mais complexo com as recentes pressões do setor bancário nos Estados Unidos e na Suíça” e frisou que “subsistem preocupações sobre vulnerabilidades que podem estar ocultas, não só nos bancos mas também nos não-bancos” e que “agora não é altura para complacências”.
Do lado fiscal, a Directora do FMI defende que “novos esforços para reduzir os défices orçamentais são críticos para apoiar a luta contra a inflação e criar espaço fiscal para lidar com crises futuras. Mas estes esforços devem ser associados ao apoio aos mais vulneráveis, especialmente aos que ainda lutam com a crise do custo de vida”.
É preciso lutar em três frentes: combater a inflação, proteger a estabilidade financeira, e salvaguardar a coesão social.
Comentários
Mais notícias
-
País vai discutir floresta de miombo em 2024
4 de Dezembro, 2023 -
Processo eleitoral sob crivo: Conselho do Estado clama por reformas e transparência
12 de Dezembro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Dubai quer incluir Moçambique na expansão do seu sector privado global
26 de Abril, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023