
Índice de Produção Industrial regista variação homóloga de 9,3%
O Índice de Produção Industrial (IPI) apresentou, no último trimestre, IV trimestre de 2022, uma tendência irregular, tendo alcançado 107,5% em Dezembro depois de observar 103,3% e 119,3% em Novembro e Outubro respectivamente, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu boletim trimestral sobre os indicadores económicos de curto prazo.
Segundo o INE, em relação ao nível do trimestre anterior em que registou 126,6%, o IPI registou no trimestre em análise uma queda de 16,5p.p.
O IPI total apresentou, em Dezembro, uma taxa de variação homóloga positiva de 9,3%, o que, comparado com 10,2% e 22,2% registados em Novembro e Outubro, respectivamente (a análise considera as taxas de variação homólogas calculadas sobre médias móveis de 3 meses), significa que a taxa de variação homóloga do IPI tem revelado uma recuperação da evolução homóloga de valores positivos registada nos três meses do trimestre em análise.
O Grande Agrupamento Industrial (GAI) de Energia, depois de uma desaceleração até ao mês de Abril de 2021, mudou para variações homólogas positivas a partir do mês de Maio de 2021 até ao mês de Dezembro de 2022.
No trimestre em análise, as variações homólogas para este agrupamento foram de 17,0% em Dezembro, 21,1% e 36,5% em Novembro e Outubro, respectivamente, f a c t o que mostra uma tendência de queda.
O agrupamento de Bens intermédios que assumira uma tendência de valores negativos entre os meses de Janeiro e Julho de 2022, mudou para valores positivos de Agosto a Dezembro. No trimestre em análise, o agrupamento apresentou 9,3% em Dezembro depois de 4,6% e 7,8% observados em Novembro e Outubro, respectivamente.
O agrupamento de Bens de Equipamentos assumiu uma tendência de valores positivos de Novembro de 2021 à Abril de 2022, um valor tenuemente negativo em Maio de 2022, tendo assumido uma tendência positiva entre os meses de Junho e Julho, voltando a registar valores negativos das variações homólogas entre os meses de Agosto e Novembro, registando um valor positivo no mês de Dezembro de 2022. No trimestre em análise apresentou 5,4 % em Dezembro depois de -3,1% e – 9, 9 % observados em Novembro e Outubro, respectivamente.
O Agrupamento de Bens de Consumo não Duradouros que alcançara no período entre Dezembro de 2021 e Maio de 2022, variações homólogas positivas, cenário que alterou-se no mês de Junho, em que registaram valor negativo, voltou a observar valores positivos até ao mês Dezembro de 2022.No trimestre em análise registou 2,5% em Dezembro depois de 8,1% e 29,7% observados em Novembro e Outubro, respectivamente, indica o INE.
Principais contribuições da variação homóloga
Para a variação homóloga de 9,3% registada em Dezembro no total da Indústria, os Agrupamentos de Bens de Energia, Intermédios, de Consumo não Duradouro, bem como o agrupamento de Bens de Equipamentos contribuíram com valores positivos de 4,8p.p., 3,6p.p., 0,8p.p. e 0,1p.p., respectivamente.
Em relação aos agrupamentos industriais por divisões da CAE, ressalta-se que no quarto trimestre, os agrupamentos das Indústrias Extractivas, das Indústrias do Coque, Produtos Petrolíferos, Químicas, Borrachas e Matérias plásticas, de Minerais não Metálicos, bem como de produtos Alimentares, Bebida e Tabaco, contribuíram com 5,5p.p., 3,8p.p., 0,4p.p. e 0,2p.p., respectivamente. Os agrupamentos das Indústrias de Madeira, Papel e Pasta, Impressão, de Minerais Metálico e Metalurgia de Base contribuíram com variações negativas de 0,2p.p. e 0,5p.p., respectivamente.
O agrupamento das indústrias de equipamentos (inclui veículos automóveis e componentes) registou uma estabilização.
Comentários
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025Em 2025: Standard Bank prevê crescimento da economia nacional em 3%
20 de Março, 2025
Mais notícias
-
Emprego jovem no centro das discussões com o Banco Mundial
17 de Abril, 2024 -
Bolsa de Valores de Moçambique passa a Sociedade Anónima
25 de Abril, 2023 -
Isenção de vistos aumenta turismo em Moçambique que já vale 4% do PIB
9 de Agosto, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023