Mais de 383 mil milhões de meticais serão investidos na construção de novas pontes este ano

0
660
  • Pelo menos 16 novas pontes serão construídas este ano no país, permitindo maior fluidez na circulação de pessoas e bens. 

Igualmente, estas infra-estruturas, segundo consta do Plano Económico e Orçamento do Estado 2024, aprovado recentemente pelo Executivo, irão facilitar a comercialização de excedentes agrícolas, de modo a impulsionar a industrialização rural e a economia nacional. 

Entre as novas obras em perspectiva destacam-se uma ponte sobre o rio Licungo, em Mocuba, na província da Zambézia, que poderá ter um quilómetro de comprimento, incluindo uma estrada de 20 Km e uma outra sobre o Lúrio, ligando os distritos de Lalaua, em Nampula, e Nipipe, no Niassa. 

Para o efeito, o Estado vai investir parte dos 383.5 mil milhões de meticais de receitas, bem como mobilizar recursos junto dos seus parceiros de cooperação. 

Segundo o instrumento, para além de erguer novas infra-estruturas, com parte deste orçamento, o país tenciona ainda pôr em marcha a requalificação de outras 14 pontes degradadas e fazer, também, trabalhos de manutenção em algumas obras para evitar a ocorrência de incidentes. 

De acordo com o documento, este ano, as acções orçamentais do Governo continuarão centradas nos esforços do incremento da provisão de bens e serviços públicos essenciais ao desenvolvimento do capital humano. 

De referir que, no ano passado, o Governo reabriu a ponte sobre o rio Save, após obras de requalificação. 

A infra-estrutura liga Sofala e Inhambane, um empreendimento com mil metros de comprimento e 13,5 de largura, e com uma capacidade para 48 toneladas.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.