
Manica Terminais arma-se com qualidade e visa oportunidades no sector energético
Vista como uma cartada de antecipação face a iminente demanda do sector do Oil & Gas, a empresa “Manica Moçambique Terminais, limitada”, acabada de se certificar em qualidade, pelo Instituto de Normalização e Qualidade (INOQQ), tendo recebido dois certificados, designadamente, o ISO9001:2015, da Qualidade, e da Certificação ISO 45001:2018, de Saúde e Educação no Trabalho
Confrontada num passado recente com a apresentação desses certificados para prestar trabalhos no sector do Oil&Gas, no norte do País, a empresa decidiu investir na certificação que acaba de obter. Para além disso, segundo fontes da empresa em declarações ao O.Económico (OE), disse que, “ao obter estas certificações, a Manica está a demonstrar o seu empenho em prestar o melhor serviço possível” aos seus clientes.
Para a Manica, as certificações que passa a ostentar, mais do que colmatar uma lacuna grave, representa um investimento no futuro, na medida em que, com “as certificações, a MMT estará mais preparada, mais organizada e apta para concorrer à prestação de serviços dos clientes com maiores exigências”, ao mesmo tempo que valoriza a empresa e o seu trabalho, pelo facto de, efectivamente, já conta com clientes que “têm grandes exigências a níveis de qualidade de serviço prestado e de saúde e segurança no processos desempenhados pela MMT”.

Para o Presidente do Conselho de Administração da “Manica Terminais Limitada,” Fernando Couto, as certificações, mais do que colmatar “uma lacuna grave”, acrescentam valor a empresa. “Embora os processos estivessem em conformidade, faltava a certificação”, frisou.
- Nesse sentido, para a MMT, os principais ganhos decorrentes, a curto e médio prazos, estão na competitividade da empresa que se habilita, desso modo, “participar em projectos que antes não conseguia por falta destas certificações e trabalhar com maiores clientes, uma vez que a certificação permite competir em igualdade com concorrentes que já o tenham e ter uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não a tenham”.
- A mensagem para outros agentes econômicos que pensam ou equacionam obter certificações
Ao que o O.E pôde perceber, na perspectiva estratégica, a MMT certificada (Qualidade), cria-se a expectativa que a empresa trabalhe com empresas que também estejam envolvidas nas normas de qualidade para garantir que o serviço final da MMT tenha maior qualidade possível, para além de significar a valorização das empresas moçambicanas e seus colaboradores no contexto da internacionalização da economia moçambicana.
Instada a pronunciar-se em torno dos aspectos custo vs. benefícios das certificações, a MMT afirma que, “em termos estratégicos, esperam-se maiores ganhos em detrimento dos custos ocorridos na certificação ISO 9001:2015, espera-se que a empresa consiga garantir e superar os níveis de qualidade que os clientes exigem e, por consequência, atingir maiores lucros. Anexando também, a possibilidade de participar em projectos de maiores volumes de negócio de exigem estas certificações”
“Com a ISO 45001:2018, a saúde e segurança no trabalho, passa-se uma mensagem que a MMT se e valoriza preocupa os seus trabalhadores para que estejam mais seguros no decorrer das actividades, tentando também, garantir maior produtividade. As normas ISO demandam uma melhoria contínua e é aposta de a empresa responder a essa exigência”, concluiu a nossa fonte.
 
                			
                                        			













