
Max Tonela reitera que Japão é parceiro estratégico de longo prazo
- Relações Mocambique Japão classificadas de excelentes e com enorme potencial por explorar pelo sector privado.
- Mocambique apresentado como destino de investimentos com vantagens competitivas
O Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, disse na visita que está a efectuar ao Japão, no encontro que manteve com a Associação de Amizade e Negócios, Japão- Moçambique, que o Japão justifica apreço por parte do Governo, em virtude da assistência que tem estado a prestar ao País, que tem sido crucial para o processo de desenvolvimento socioeconómico.
“Estamos aqui hoje para reforçar as relações de amizade e cooperação entre os nossos países”. Disse Max Tonela.
Num encontro que reuniu diversas instituições do sector publico e do sector privado que têm estado a contribuir na cooperação, sobretudo no domínio económico, o Ministro da Economia e Finanças falou sobre as ameaças actuais que o País enfrenta, com destaque para o terrorismo em Cabo Delgado, situação que, entretanto, se referiu como estando a melhorar, sobretudo no ultimo ano, com a retoma de vários serviços públicos, particularmente educação, saúde, água, infraestruturas e segurança alimentar, e o regresso das populações as suas zonas de origem.
Sobre a situação particular de Cado Delgado, Max Tonela referiu-se ao Programa de reconstrução de curto prazo e o Programa Integrado de Desenvolvimento e Resiliência que visa acelerar o desenvolvimento social e económico das populações afectadas pelo terrorismo.
“Estamos totalmente empenhados em promover a melhoria continua da segurança na região e manutenção de uma paz sustentável nas zonas afectadas, num contexto em que Moçambique continua a ser um destino de investimentos com muitas vantagens competitivas”. Disse o Ministro da Economia e Finanças, dando a entender um dos propósitos da sua estadia em Japão que é, preciosamente, atrair investidores locais para Moçambique.
Max Tonela deu a entender ainda que é expectativa do Governo que o projecto de gás natural da Total seja retomado já no próximo ano, em função da evolução que se verificou no domínio da segurança.
Nessa perspectiva, Max Tonela, sublinhou o profundo reconhecimento do Governo moçambicano, pela manutenção do compromisso, por parte do Governo Japonês, assim como das instituicoes fiananceiras, empresas e outras entidades com interesses no projecto de gas natural, apoio em tempos que classificou de desafiantes para o País.
A despeito da situação de segurança em Cabo Delgado, Max Tonela disse que Moçambique ressente-se de outros choques, incluindo os desastres naturais causadas pelas mudanças climáticas, a pandemia do Covid-19 e, mais recentemente, a eclosão do conflito russo ucraniano.
Outro desenvolvimento económico que mereceu referencia de Max Tonela, nesta sua visita de trabalho ao Japão, foi o acordo alcançado com o FMI que liberta ajuda financeira concessional, promove estabilidade macroeconómica, boa governação e transparência. Para além disso, Max Tonela mencionou o pacote de estímulos a economia aprovado pelo Governo em Agosto último, sobre o qual disse visar promover a diversificação económica e o investimento doméstico e o estrangeiro.
“Estamos a registar um melhor desempenho macroeconómico confirmados pelas revisões positivas por parte das agências de notação financeira”, disse Max Tonela, dirigindo-se particularmente aos potenciais investidores. O Ministro disse ainda que, como resultado dessas dinâmicas recentes, a economia do País regressou ao crescimento positivo, ao registar 4.12% até Setembro, contra as previsões iniciais de 2.85% do FMI.
“Também estamos a tomas medidas para asseguar que os investidores estrangeiros encontrem cada vez melhores condições para investir e trabalhar em Mocambique”. Frisou Max Tonela.