
A Moçambique Expresso (Mex) anunciou a retoma das operações, que envolvem voos domésticos e regionais, duas semanas após a sua suspensão.
Durante os cinco dias de paralisação, a empresa acumulou prejuízos financeiros avaliados em 45 milhões de meticais (704,281.10 dólares norte-americanos, ao câmbio do dia), conforme explicou a Linhas Aéreas de Moçambique.
A retoma acontece depois do entendimento com a construtora brasileira Embraer para o pagamento, em prestações, até Janeiro de 2025, de uma dívida de mais de 1,1 milhão de dólares norte-americanos.
Com a aplicação do acordo, as áreas técnica e de operações da companhia voltaram a ter acesso à plataforma FlyEmbraer na noite da última terça-feira, necessária para a gestão da frota, pelo que “estão sanadas as causas que levaram à decisão da suspensão das operações”, em 31 de Agosto.
A Mex opera três aeronaves do tipo Embraer 145 para vários destinos no país e na região, ao serviço da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
Além de prover a LAM com aviões de médio porte para o cumprimento do horário, a Mex também faz assistência em terra e diversos serviços, recebendo o equivalente a 200.000 dólares, valor usado para pagar parte dos salários do pessoal.
“A não canalização dos valores à Mex coloca a empresa em situação de falta de liquidez para honrar os seus compromissos com fornecedores, colocando-a em risco de fechar as portas”, observa a companhia.
Num documento, alerta que desde 1 de Junho que se regista por parte da LAM “uma redução substancial na utilização da frota Mex, o que compromete a capacidade de esta gerar receita para suportar os seus custos, para além de subutilização dos recursos financeiros disponíveis”.
Além disso, a companhia “tem vindo a acumular dívidas com fornecedores, cuja participação nas operações da Mex é vital para a continuidade” da empresa.
Comentários
LAM acredita retomar voos para Lisboa até Novembro
2 de Outubro, 2023Rand cai e os rendimentos atingem máximos históricos com a queda da SA Inc.
29 de Setembro, 2023Maersk vê sinais preliminares de uma recuperação do comércio global
23 de Setembro, 2023Zona de Comércio Livre vai melhorar rendimentos das famílias em 9%, diz a AGRA
19 de Setembro, 2023
Mais notícias
-
Estado encaixou 4.0 mil milhões em mais-valias em 2022
28 de Abril, 2023 -
Moçambique e EUA assinam em Washington acordo de Compacto II orçado em US$ ...
21 de Setembro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Coca-Cola trouxe ´magia´ no menu do BBQ Festival
4 de Outubro, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Coca-Cola trouxe ´magia´ no menu do BBQ Festival
4 de Outubro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023