fbpx

Mex retomou operações

0
151

A Moçambique Expresso (Mex) anunciou a retoma das operações, que envolvem voos domésticos e regionais, duas semanas após a sua suspensão.
Durante os cinco dias de paralisação, a empresa acumulou prejuízos financeiros avaliados em 45 milhões de meticais (704,281.10 dólares norte-americanos, ao câmbio do dia), conforme explicou a Linhas Aéreas de Moçambique.

A retoma acontece depois do entendimento com a construtora brasileira Embraer para o pagamento, em prestações, até Janeiro de 2025, de uma dívida de mais de 1,1 milhão de dólares norte-americanos.

Com a aplicação do acordo, as áreas técnica e de operações da companhia voltaram a ter acesso à plataforma FlyEmbraer na noite da última terça-feira, necessária para a gestão da frota, pelo que “estão sanadas as causas que levaram à decisão da suspensão das operações”, em 31 de Agosto.

A Mex opera três aeronaves do tipo Embraer 145 para vários destinos no país e na região, ao serviço da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

Além de prover a LAM com aviões de médio porte para o cumprimento do horário, a Mex também faz assistência em terra e diversos serviços, recebendo o equivalente a 200.000 dólares, valor usado para pagar parte dos salários do pessoal.

“A não canalização dos valores à Mex coloca a empresa em situação de falta de liquidez para honrar os seus compromissos com fornecedores, colocando-a em risco de fechar as portas”, observa a companhia.

Num documento, alerta que desde 1 de Junho que se regista por parte da LAM “uma redução substancial na utilização da frota Mex, o que compromete a capacidade de esta gerar receita para suportar os seus custos, para além de subutilização dos recursos financeiros disponíveis”.
Além disso, a companhia “tem vindo a acumular dívidas com fornecedores, cuja participação nas operações da Mex é vital para a continuidade” da empresa.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários