
Missão 300: Cimeira Energética em Dar es Salaam Reúne Líderes Africanos para Transformar o Sector de Energia
Chefes de Estado africanos, líderes empresariais e parceiros de desenvolvimento reúnem-se a partir de hoje na Tanzânia para a Cimeira Energética Missão 300, que pretende impulsionar reformas e ações ambiciosas para garantir o acesso a eletricidade fiável, acessível e sustentável a 300 milhões de pessoas em África até 2030.
A Missão 300 é uma colaboração sem precedentes entre o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Grupo Banco Mundial e parceiros globais. O objetivo é reduzir o défice de eletricidade no continente, onde cerca de 600 milhões de africanos ainda não têm acesso a energia, prejudicando o desenvolvimento e a criação de empregos.
Declaração de Dar es Salaam e Planos Nacionais de Energia
A cimeira, que decorre nos dias 27 e 28 de janeiro, contará com a presença de mais de 1.000 participantes, incluindo representantes de governos, empresas e organizações internacionais. Entre os resultados esperados estão:
- Declaração Energética de Dar es Salaam – Um documento estratégico que delineará compromissos e ações concretas por parte dos governos africanos para reformar o setor energético.
- Compactos Nacionais de Energia – Um conjunto de planos detalhados com metas específicas e cronogramas para implementar reformas críticas no setor energético em cada país participante.
Na primeira fase, 12 países irão apresentar os seus compactos energéticos: Chade, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Libéria, Madagáscar, Malawi, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Tanzânia e Zâmbia. Outros países africanos devem desenvolver os seus planos em fases subsequentes.
Parcerias Estratégicas e Transformação Regional
Com forte participação do setor privado, a cimeira é vista como um marco para acelerar a transição energética em África. As parcerias estabelecidas e os compromissos assumidos nesta semana serão fundamentais para impulsionar o acesso universal à energia no continente, melhorando as condições de vida, promovendo o desenvolvimento sustentável e criando empregos.
A colaboração entre os principais intervenientes africanos e internacionais deverá também incentivar o uso de tecnologias inovadoras e mecanismos de financiamento criativos para superar os desafios históricos do setor energético na região.
Tanzânia Deverá Assinar Projecto LNG de 42 Mil Milhões de Dólares Até Junho
27 de Janeiro, 2026Zimbabué Atinge Inflação de Um Dígito Pela Primeira Vez em Décadas
27 de Janeiro, 2026
Mais notícias
-
Congestionamento causado por camiões tende a reduzir na EN4
8 de Fevereiro, 2024 -
Não obstante incongruências constatadas pelo TA, Parlamento aprovou CGE de 2022
16 de Novembro, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














