
Mitigação da pobreza no Norte do país: SDC e USAID firmam parceria
- A Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação – SDC e a americana USAID formaram uma parceria para a promoção conjunta de projectos que visam a mitigação da pobreza na região norte de Moçambique.
A parceria foi formalizada na última segunda-feira com a assinatura, na cidade de Nampula, de um memorando de entendimento que estabelece os princípios da colaboração e abordagem dos desafios que ainda prevalecem nesta parte do país.
O acordo estabelece a junção de abordagens de dois projectos, nomeadamente a Feed The Future Mozambique – Promovendo Sistemas de Mercado Agrícola Inovadores e Resilientes (FTF PREMIER) da USAID com US$ 25,5 milhões e o Oholo financiado pela SDC em 6,7 milhões.
Os dois dão origem ao FTF Premier-Oholo – PRO que será implementado pela TechnoServe, uma organização que trabalha em todo o mundo, especialmente em comunidades com baixos rendimentos, para garantir competências e ligações a oportunidades no sector agrícola.
De acordo com uma nota recebida pela nossa Redacção, o objectivo desta reavaliação da implementação de projectos no Norte é contribuir para um sistema de mercado mais competitivo, inclusivo, resiliente e sustentável nas comunidades.
“A assinatura do memorando é um passo crucial para reunir esforços, experiências e financiamento entre os parceiros de desenvolvimento para alcançar melhores resultados no Corredor de Nacala e em Cabo Delgado”, lê-se no documento.
São apontados como outros resultados o aumento do rendimento e do emprego, através da capacitação dos agricultores e das empresas: a criação de um sector de Serviços de Desenvolvimento Empresarial para ajudar o crescimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas – MPME´s, especialmente as agrícolas.
O documento refere ainda que este esforço conjunto vai contribuir para harmonizar o trabalho na região e evitar a duplicação de actividades, o que poderia comprometer a obtenção de bons resultados.
Para a chefe de cooperação da SDC, Ilaria Dali, que assinou o memorando com a directora da missão da USAID, Helen Pataki, esta união de forças visa alcançar um impacto significativo e apoiar os objectivos comuns de crescimento económico e desenvolvimento na região.
“Juntamente com a USAID, pretendemos criar mudanças positivas, promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para um futuro melhor para as comunidades do Corredor de Nacala e de Cabo Delgado”, disse citada no documento.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Dólar Fraco Impulsiona Arranque Forte De 2026 Nos Mercados Emergentes
2 de Fevereiro, 2026
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














