
Moçambique e Colômbia assinam acordo para supressão de vistos diplomáticos
Em um marco para a cooperação internacional, Moçambique e Colômbia assinaram um acordo de supressão de vistos para portadores de passaportes diplomáticos e de serviço, simplificando a mobilidade de oficiais e autoridades de ambos os países. A cerimónia de assinatura ocorreu em Cali, na última segunda-feira, 28 de Outubro, com a presença do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel José Gonçalves, e do Ministro de Relações Exteriores da Colômbia, Luís Gilberto Murillo Urrutia. A assinatura foi testemunhada pela Vice-Presidente colombiana, Francia Márquez, Conforme avanca o diário “Noticias”, edição de 30/10.
Manuel Gonçalves, citado pelo diário, refere-se ao acordo como simbolizando “mais um passo para reforçar a cooperação bilateral entre os dois países” e facilitará o trânsito de autoridades envolvidas em missões diplomáticas e oficiais. As relações diplomáticas entre Moçambique e Colômbia foram estabelecidas em 1988, e este novo acordo representa uma continuidade e fortalecimento dessas ligações históricas.

Além do novo regime de isenção de vistos, Moçambique e Colômbia estão a explorar outras áreas para expandir a cooperação. Segundo Gonçalves, sectores como agricultura, recursos minerais e energia possuem um alto potencial de desenvolvimento conjunto. A nomeação da nova embaixadora da Colômbia para Moçambique, recentemente acreditada a 16/10, reforça a intenção de ambos os países em consolidar e fortalecer essas relações.
Os dois governantes participaram também numa reunião de alto nível organizada pela Vice-Presidente da Colômbia, que abordou a “Estratégia para África 2022-2026”, reunindo diversos países africanos para debater a colaboração intercontinental.
A visita também incluiu a participação de representantes moçambicanos na COP16 sobre Diversidade Biológica, realizada em Cali, com o lema “Paz com a Natureza”. Nesta conferência, a Ministra moçambicana da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, e o Vice-Ministro Gonçalves, discutiram com especialistas sobre a conservação da biodiversidade em Moçambique.
Novo Tribunal de Contas Pode Reforçar a Credibilidade Fiscal de Moçambique
10 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Moçambique e Angola recebem 70 milhões via compacto lusófono
19 de Janeiro, 2021 -
Angola recebe mais de 50 propostas de pesquisa de hidrocarbonetos
20 de Novembro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023