Moçambique e Malawi afinam cooperação bilateral, apostando em reformas no funcionamento das infraestruturas de conectividade

0
923
  • A visão é implementar reformas que permitam a transformação dos corredores de transporte em corredores económicos,

Para Moçambique particularmente, o empenho no reforço da cooperação bilateral com o Malawi, parte do pressuposto do papel que ostenta no fornecimento de opções logísticas eficientes para as importações e exportações na SADC. No caso específico das relações com o Malawi,  a ideia em perspectiva é buscar a melhor maneira de empreender reformas significativas que permitirão uma melhor acessibilidade e mobilidade de pessoas, bens e talentos através dos principais corredores de transporte de Moçambique. 

Na visita de trabalho que efectua hoje, quinta-feira, 02/11, ao Malawi, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, procura alcançar consensos com a sua contraparte, em diversas matérias de interesse comum, com destaque para a retoma da circulação de comboios comerciais entre Moçambique e o Malawi, através do ramal Mutarara – Vila Nova da Fronteira, na linha de Sena, a remoção das fronteiras ferroviárias (i.e. comboios sem fronteiras) no transporte de mercadorias entre Moçambique e o Malawi – o mesmo já foi feito com a África do Sul e Eswatini e está a funcionar bem com ganhos significativos de eficiência, segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações.

Para além disso, Moçambique e Malawi almejam o estabelecimento de fronteiras de balcão único, o desenvolvimento de portos secos ao longo dos corredores da Beira e de Nacala, a revisão e plena implementação do Corredor de Desenvolvimento da Beira, a harmonização dos procedimentos e operações de transporte rodoviário entre os dois países, nomeadamente licenciamento, inspecção e impostos rodoviários e, a implementação do Acordo Aéreo entre Moçambique e o Malawi, busca e salvamento, entre outras iniciativas de desenvolvimento da logística e dos transportes nos dois países vizinhos.

“Estamos convictos de que estão lançadas as bases para um encontro muito produtivo que marcará uma nova normalidade na nossa cooperação e colaboração, da qual Moçambique espera resultados concretos para o desenvolvimento das nossas economias e melhoria de vida das nossas comunidades”, afirmou Mateus Magala, no encontro bilateral.

Mateus Magala, destacou a importância do acordo recentemente assinado, em Nacala, que faz parte da implementação do Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, com o objectivo de reforçar as operações do corredor e promover o desenvolvimento regional. 

Com um orçamento global de cerca de 280 milhões de dólares, financiado pelo Grupo do Banco Mundial, o Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral representa – disse o Ministro –  a introdução de um novo paradigma de gestão para o Corredor de Nacala.

No âmbito do projecto, será criado na província de Tete, em Moçambique, um Secretariado do Comité de Gestão Regional do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, que integrará peritos dos três países, com a missão de coordenar a implementação de iniciativas que promovam a eficiência dos processos comerciais e a conectividade dos Corredores de Nacala e da Beira.

Mateus Magala, disse ser aspiração do Governo de Moçambique,  implementar reformas que permitam a transformação dos corredores de transporte em corredores económicos, ou seja, tal como disse, “em espaços de desenvolvimento económico, promovendo a industrialização, a agricultura, o comércio, o turismo e outras actividades que possam gerar emprego e trabalho de qualidade para os nossos cidadãos e nações”.

O Governante sublinhou a total prontidão e disponibilidade para implementar conjuntamente [ com o Malawi]  várias iniciativas que permitam a remoção de todas as barreiras que afectam a mobilidade de pessoas e bens entre os países da região, e o desenvolvimento de espaços económicos integrados que multiplicarão as oportunidades sociais e económicas para todos.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.