‘Stock’ de dívida pública cresce 2%, 943.981 milhões de meticais em seis meses

0
825

Entretanto, a agência de notação financeira baixou a sua previsão para a economia de positiva para estável, esperando que a dívida pública de Moçambique caia para 93,3 por cento em 2023, ano em que a economia deverá crescer 6,7 por cento, antes de abrandar para 5 por cento em 2024.

“A Moody’s projecta que o PIB [Produto Interno Bruto] real cresça 6,7% em 2023 e 5% em 2024, depois de ter crescido 4,4% em 2022, alimentado pelo crescimento contínuo do sector primário, e em particular da produção de gás natural liquefeito em a plataforma ENI Coral Sul, o menor e mais avançado projeto, que iniciou a produção no ano passado”, Lê-se na informação da agência de rating tornada pública na ultima sexta-feira, 22/09.

A Moody’s prevê também que a dívida pública de Moçambique melhore para 93,3 por cento, mas ainda “bem acima da média de 66,1 por cento registada pelos outros países com nível Caa2, abaixo do nível de recomendação de investimento.

“A trajetória da dívida também é vulnerável à depreciação da moeda e está exposta ao risco de materialização das perdas relacionadas com o litígio judicial sobre a dívida”, processo relacionado com o caso das dívidas ocultas que corre nos tribunais.

A Moody’s refere que O programa do Fundo Monetário Internacional (FMI), “deveria garantir uma âncora para a política fiscal, mas a consolidação fiscal poderia ser difícil devido à vulnerabilidade de Moçambique aos choques internos e externos”.

Num outro desenvolvimento, a Moody’s alerta que as previsões que faz, estão dependentes do regresso da petrolífera francesa TotalEnergies a Cabo Delgado, após a suspensão dos trabalhos em 2021 evocando “Força-Maior”, na sequencia dos ataques terroristas.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Mais notícias