
Múltiplos choques limitam espaço fiscal, alerta Vice-Ministro Amílcar Tivane, em Sharm El Sheik
Os múltiplos choques provocados por eventos climáticos que têm assolado Moçambique nos últimos anos reduzem a capacidade do espaço fiscal para atender aos impactos resultantes destes fenómenos.
A informação foi avançada quarta-feira, 24/05, em Sharm el Sheikh, no Egipto, pelo Vice-Ministro da Economia e Finanças, Amílcar Tivane, onde participa na reunião anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que decorre sob o lema “A Mobilização de Financiamento Privado para Catapultar Investimento no Domínio Climático e na Economia Verde”.
Segundo Amílcar Tivane, a questão da resiliência climática e sustentabilidade fiscal é crítica, na medida cm que, no contexto específico de Moçambique, com múltiplos choques, naturalmente que a base tributária fica limitada.
“No entanto, pensamos que o BAD está em melhores condições de contribuir para a integração de toda a matéria sobre mudanças climáticas nos quadros macroeconómicos, desenho de políticas, especialmente emprestando o seu capital de conhecimento para a melhoria da qualidade e bancabilidade dos projectos visando melhorar a resiliência, adaptação e segurança alimentar”, disse o governante moçambicano.
No que diz respeito à transição energética, Amílcar Tivane deixou a posição de Moçambique sobre a matéria, no sentido de o BAD continuar a apoiar uma transição justa e ser a voz do continente.
“Moçambique está a trabalhar para a diversificação da sua matriz energética, e acreditamos que à medida que nos aproximamos de mais investimentos nas áreas de energias não renováveis o banco pode contribuir para o feito”, afirmou.
Com efeito, o governante defende uma intervenção mais forte do sector privado, por ter um papel importante no investimento na área de energias para o crescimento económico local, regional e continental.
É por essa razão que, durante a segunda sessão do Conselho de Governadores do BAD, que discutiu sobre “Acesso à Energia, Adaptação Climática e Segurança Alimentar”, Amílcar Tivane defendeu a necessidade de estabelecer parcerias público-privadas e o alargamento do leque de financiamento para este tipo de investimentos.
Comentários
Rand cai para mínima recorde
26 de Maio, 2023Desempenho económico no I Trimestre-2023 situou-se em 4.17%
25 de Maio, 2023
Mais notícias
-
Scott Dixon’s Crew Wins Indy 500 Pit Stop Challenge
27 de Maio, 2018 -
San Diego gets ready for the 2019 World Beach Games
27 de Maio, 2018
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Pesos pesados vão desenvolver Mphanda Nkuwa
26 de Maio, 2023 -
SA Reserve Bank implementa 10º aumento consecutivo da taxa de juros
26 de Maio, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
Cerveja Mafalala: um ano de sabor genuinamente moçambicano
10 de Dezembro, 2019 -
Metical deverá continuar na rota da depreciação
4 de Abril, 2020