
Nacala Logistics regista prejuízos
Resultados da Nacala Logistics referentes ao terceiro trimestre de 2020, revelam que o transporte de carvão situou-se em 1.341 mil toneladas, representando uma redução na ordem dos 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em termos operacionais, relativamente ao transporte e embarque de carvão, o terceiro trimestre de 2020 ficou marcado por um desempenho abaixo do previsto. Tal ficou a dever-se, segundo a empresa, à uma menor procura provocada pelas actuais condições do mercado, registando-se uma redução do volume transportado.
No que se refere ao embarque de carvão, a produção atingiu 1.410 mil toneladas, tendo-se verificado uma baixa comparativamente a igual período de 2019 de menos 37%.
Relativamente à carga geral, a Nacala Logistics transportou 86 mil toneladas no período em análise. Este resultado representa um decréscimo de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, altura em que foram transportadas 159 mil toneladas. Também neste caso o baixo desempenho está associado a uma débil procura no transporte de clinker, chá, combustível de Moatize, tabaco, ervilha e carga diversa nacional, por causa da COVID-19.
Contudo, a empresa afirma que apesar de um ano de grandes desafios devido à pandemia do novo coronavírus, a confiança quanto ao futuro mantém-se, sobretudo, no que diz respeito ao compromisso de continuar a ser uma referência no fornecimento de soluções logísticas para a África Austral, agregando valor e contribuindo para o desenvolvimento de Moçambique e da região onde opera.
No que respeita aos resultados financeiros e devido ao impacto da depreciação em 50 milhões de dólares no trimestre, o resultado líquido do corredor foi negativo em 16 milhões de dólares norte-americanos. Ainda assim, 41% melhor do que o previsto devido à redução dos custos operacionais.
“este ano continua a ser desafiador, devido aos impactos causados pela COVID-19 em toda a cadeia de operação, ferrovia e porto”. “Entretanto, a demanda para a carga geral está já a ser retomada e precisamos de nos preparar para o ‘ramp up’ da operação do carvão em 2021”, refere uma fonte da empresa.
Ao que pudemos apurar, a aposta da Nacala Logistics passa por continuar a trabalhar para, face à nova normalidade, produzir mais e com qualidade, de forma a garantir a continuidade do negócio. Isto, sem descurar a segurança operacional em toda a sua cadeia produtiva.
 
                			
                                        			

















