Novo Programa Estratégico de cooperação com um incremento de 50 milhões de Euros

0
950

A Quinta Cimeira Bilateral Moçambique- Portugal avançou não só com um novo programa estratégico de cooperação que teve um aumento muito significativo de 135 milhões executados no anterior do programa para 185 milhões, aumento, sobretudo, justificado com o crescimento de 40% das verbas destinadas a programas, projectos e acções, mas também, por outro lado, pela revisão, adaptando às circunstâncias próprias de Moçambique, de dois instrumentos importantes para a cooperação para o financiamento do investimento empresarial, por um lado, o Fundo Empresarial para Cooperação e, por outro lado, o InvestMozno conjunto com um total de 90 milhões de Euros.

Destaque também,  a margem do  Fórum e da Cimeira, a assinatura pelo Governo português com o  Banco Africano para o Desenvolvimento, BAD, de um total de 400 milhões de Euros de garantias do Estado português para a implementação do compacto lusófono, para financiamentos de projectos empresariais, no conjunto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa .

O Fórum de Negócios e de Investimentos , que se realizou no passado dia 2, na FACIM, buscou espevitar as relações comerciais e económicas entre os dois países, com Mocambique querendo consolidar a sua cooperação económica assente no incremento das relações comerciais com vista a substituição das importações, diversificação das exportações  e aumento de investimentos no âmbito da melhoria da Balança Comercial.

A nível multilateral Moçambique e Portugal,  têm cooperado ao abrigo do Acordo de Parceria Económica do qual ambos os países são parte. Trata-se de um instrumento que, para além de abrir e iniciar uma etapa  histórica de cooperação e integração económica , também constitui mais um resultado do modelo de diplomacia económica no qual Mocambique pretende buscar mercados preferenciais que permitam uma integração estratégica da estrutura e do potencial nacional na economia e comércio globais.

Pelo que, o conhecimento e acesso às oportunidades existentes neste mercado preferencial, justificam e fundamentam que, de forma conjunta,  e a escala nacional e local, sejam realizados eventos  de promoção de investimentos e negócios que, seguindo a prática já instituída em quatro cimeiras bilaterais anteriores, se organizou o fórum de negócios e investimentos , à margem  da Quinta Cimeira Bilateral Moçambique-Portugal, que se realizou sob o lema “Moçambique  e Portugal: Promovendo e Viabilizando Oportunidades, Investimentos e Parcerias”.

Assim, o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal, definiu como objectivos a divulgação das oportunidades do mercado português e moçambicano bem assim as soluções de financiamento e investimentos, promover e atrair investidores para projectos de investimento e divulgação de iniciativas empreendedoras e boas práticas corporativas do sector privado com impacto inclusivo e competitivo.

Como sectores económicos prioritários, foram, designadamente, indicados, a industrialização integrada, agronegócios, economia do mar, serviços, infra-estruturas e logística, turismo e serviços financeiros.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.