• “Moçambique é, actualmente, um dos países africanos mais evoluídos em matéria de fiscalidade”, assume Consultora, Lucília Marques, que trabalha, no país, há vários anos na Assessoria, Consultoria e Formação em matéria de Contabilidade e Auditoria Pública e Privada.

Citada pela Rádio Moçambique, Lucília Marques diz, entretanto, haver, ainda, desafios na componente de regulamentação da legislação fiscal.

Lucília Marques está em Viena, na Áustria, onde acompanhou, na qualidade de Consultora da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, OCAM, a cerimónia que marcou a sua eleição para membro de pleno direito da Federação Internacional de Contabilidade, IFAC.

A também formadora em matéria de Contabilidade Pública diz que Moçambique deve adoptar, urgentemente, as Normas Internacionais de Contabilidade do Sector Público, também conhecidas por IBSAS, para garantir maior transparência na gestão de finanças públicas.

Espera-se que com a admissão à IFAC, Moçambique ultrapasse de forma mais rápida e eficaz, estes e outros desafios.

A Assembleia Geral Anual da International Federation of Accountants (IFAC) e Thought Leadership Programming, de dois dias, terminou esta quinta-feira, em Viena capital Austríaca.

O órgão aprovou duas novas organizações membros: Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) e a Palestinian Association of Certified Public Accountants (PACPA).

O seminário preconizava impulsionar o debate e reflexão sobre alguns dos temas de maior pertinência, como o relato de sustentabilidade; a atracção e retenção de novos talentos; a convenção das Nações Unidas contra a corrupção e o papel dos profissionais; o normativo internacional de contabilidade, auditoria e ética e a inteligência artificial na profissão.

A IFAC é a maior organização mundial de contabilistas e auditores, sendo actualmente composta por 180 membros e associados de 135 jurisdições, em representação de milhões de profissionais. É presidida actualmente pela marroquina Asmaa Resmouki.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.