
OPEP+ vai ponderar se são necessários mais cortes no petróleo
A OPEP+ deverá considerar a possibilidade de efectuar cortes adicionais na oferta de petróleo quando o grupo se reunir no final deste mês, disseram três fontes da OPEP+ à Reuters, depois de os preços terem caído quase 20 por cento desde o final de Setembro, adianta a agência Reuters citando fontes próximas do circulo decisório da organização.
Recorde-se que o petróleo caiu para cerca de US$ 79 dólares o barril de petróleo Brent de uma alta de 2023 em Setembro perto de US$ 98 dólares. A preocupação com a procura e um possível excedente no próximo ano tem pressionado os preços, apesar do apoio dos cortes da OPEP+ e do conflito no Médio Oriente.
A Arábia Saudita, a Rússia e outros membros da OPEP+ já prometeram cortes totais na produção de petróleo de 5,16 milhões de barris por dia, ou cerca de 5% da procura global diária, numa série de medidas que começaram no final de 2022. Os cortes incluem 3,66 milhões de bpd pela OPEP+ e cortes voluntários adicionais pela Arábia Saudita e pela Rússia.
Uma fonte da OPEP+, ouvida pela Reuters, disse que as restrições existentes podem não ser suficientes e que o grupo provavelmente analisará se mais medidas podem ser implementadas quando se reunir. Duas outras fontes da OPEP+ afirmaram que poderão ser discutidos cortes mais profundos.
“Não é agradável ver que a volatilidade do mercado é maior antes da próxima reunião, enquanto os fundamentos em geral permanecem sólidos”, disse uma das fontes da OPEP+. “É provável que os ministros expressem algumas ideias sobre o que fazer mais, para garantir uma tendência estável”.
Os ministros da OPEP+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os aliados liderados pela Rússia, reúnem-se a 26 de Novembro. O grupo já tem um plano para reduzir a oferta em 3,66 milhões de bpd até 2024, elaborado durante a sua última reunião em Junho.
A OPEP e o Ministério da Energia saudita não responderam aos pedidos de comentário na sexta-feira, 17 de Novembro.
A queda dos preços acentuou-se esta semana, mesmo depois de a OPEP ter afirmado, num relatório mensal, que os fundamentos do mercado petrolífero permaneciam fortes, apesar do “sentimento negativo”, e de ter mantido a sua previsão relativamente elevada de crescimento da procura de petróleo em 2024.
A Agência Internacional da Energia, que também actualizou as suas perspectivas esta semana, tem uma previsão de crescimento da procura mais baixa para 2024 e disse que o mercado poderia passar para um excedente no primeiro trimestre.
Enquanto três fontes afirmaram que poderiam ser necessários mais cortes, duas outras fontes da OPEP+ disseram que era demasiado cedo para dizer se seriam discutidos mais cortes, enquanto outra disse que não achava provável, com a ressalva de “esperar para ver”.
A OPEP+ não tem um objectivo para os preços do petróleo. Os membros dependem do petróleo como principal fonte de rendimento dos governos.
Os analistas afirmaram à Reuters que o prolongamento do corte do petróleo pela Arábia Saudita aumenta o risco de contracção da economia saudita este ano.
A Arábia Saudita tem sublinhado repetidamente, em reuniões anteriores, que pretende ver um forte cumprimento dos cortes, para que todos os membros partilhem o ónus de produzir menos.
Na sua última reunião política, em Junho, a OPEP+ chegou a acordo sobre um amplo acordo para limitar a oferta até 2024 e a Arábia Saudita comprometeu-se a efectuar um corte de produção voluntário de 1 milhão de bpd em Julho, que entretanto prolongou até ao final de 2023.
Alguns analistas, incluindo a Energy Aspects, esperam que a Arábia Saudita mantenha o corte voluntário até, pelo menos, ao primeiro trimestre de 2024.
- METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL30 de Outubro, 2025
- TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS30 de Outubro, 2025
- PETRÓLEO ABRANDOU MESMO APÓS REDUÇÃO DE TARIFAS ENTRE EUA E CHINA30 de Outubro, 2025
- MIREME PROPÕE ISENÇÃO FISCAL PARA IMPULSIONAR USO DE GÁS NATURAL VEICULAR30 de Outubro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-                         
                        EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE30 de Outubro, 2025
-                         
                        METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL30 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE30 de Outubro, 2025
-                         
                        METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			















