Petróleo sobe à medida que investidores olham para tensões no Médio Oriente e corte de taxas nos EUA

0
687

Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira, com os investidores concentrados nas tensões geopolíticas no Oriente Médio e no optimismo de que o Federal Reserve dos EUA começaria em breve a cortar as taxas de juros, estimulando o crescimento económico global e a demanda por combustível.

Os futuros do petróleo Brent subiram 26 centavos, ou 0,3%, para US$ 79,33 o barril às 07h32 GMT, enquanto o petróleo bruto West Texas Intermediate dos EUA estava em US$ 73,72 o barril, alta de 16 centavos, ou 0,2%.

O comércio está fraco, pois alguns mercados ainda estão fechados devido ao feriado do Boxing Day.

As expectativas de cortes nas taxas de juros e conflitos no Mar Vermelho levaram a uma recuperação recente nos preços do petróleo, embora o anúncio da Maersk da retomada das rotas marítimas através da hidrovia tenha aliviado as preocupações com a oferta até certo ponto, disse Leon Li, analista de mercado da CMC.

Ambos os valores de referência registaram ganhos de cerca de 3% na semana passada, depois de os ataques Houthi a navios terem perturbado o transporte e o comércio globais, aumentando as tensões no Médio Oriente à medida que o conflito Israel-Gaza prosseguia.

A Maersk da Dinamarca disse no domingo que estava a prepara-se para retomar as operações marítimas no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, citando o envio de uma operação militar liderada pelos EUA destinada a garantir a segurança do comércio na área.

As empresas de navegação suspenderam a passagem de navios através do Mar Vermelho, que liga o Canal de Suez, que movimenta cerca de 12% do comércio mundial, e impuseram sobretaxas para o reencaminhamento de navios.

Os preços do petróleo também foram impulsionados pelas expectativas de que o Fed reduziria as taxas de juros no próximo ano, depois que dados dos EUA divulgados na sexta-feira mostraram, por meio de algumas medidas importantes, que a inflação estava agora igual ou abaixo da meta de 2% do banco central.

As taxas de juro mais baixas reduzem os custos de financiamento dos consumidores, o que pode impulsionar o crescimento económico e a procura de petróleo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.