
Petróleo sobe à medida que investidores olham para tensões no Médio Oriente e corte de taxas nos EUA
Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira, com os investidores concentrados nas tensões geopolíticas no Oriente Médio e no optimismo de que o Federal Reserve dos EUA começaria em breve a cortar as taxas de juros, estimulando o crescimento económico global e a demanda por combustível.
Os futuros do petróleo Brent subiram 26 centavos, ou 0,3%, para US$ 79,33 o barril às 07h32 GMT, enquanto o petróleo bruto West Texas Intermediate dos EUA estava em US$ 73,72 o barril, alta de 16 centavos, ou 0,2%.
O comércio está fraco, pois alguns mercados ainda estão fechados devido ao feriado do Boxing Day.
As expectativas de cortes nas taxas de juros e conflitos no Mar Vermelho levaram a uma recuperação recente nos preços do petróleo, embora o anúncio da Maersk da retomada das rotas marítimas através da hidrovia tenha aliviado as preocupações com a oferta até certo ponto, disse Leon Li, analista de mercado da CMC.
Ambos os valores de referência registaram ganhos de cerca de 3% na semana passada, depois de os ataques Houthi a navios terem perturbado o transporte e o comércio globais, aumentando as tensões no Médio Oriente à medida que o conflito Israel-Gaza prosseguia.
A Maersk da Dinamarca disse no domingo que estava a prepara-se para retomar as operações marítimas no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, citando o envio de uma operação militar liderada pelos EUA destinada a garantir a segurança do comércio na área.
As empresas de navegação suspenderam a passagem de navios através do Mar Vermelho, que liga o Canal de Suez, que movimenta cerca de 12% do comércio mundial, e impuseram sobretaxas para o reencaminhamento de navios.
Os preços do petróleo também foram impulsionados pelas expectativas de que o Fed reduziria as taxas de juros no próximo ano, depois que dados dos EUA divulgados na sexta-feira mostraram, por meio de algumas medidas importantes, que a inflação estava agora igual ou abaixo da meta de 2% do banco central.
As taxas de juro mais baixas reduzem os custos de financiamento dos consumidores, o que pode impulsionar o crescimento económico e a procura de petróleo.
Programa “Energia para Todos” avança com novo impulso rumo à meta de 2030
12 de Novembro, 2025Oleoduto Beira–Ndola Avança em 2026 e Consolida Nova Agenda Energética Regional
10 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Há uma concorrência desleal no Mercado de Trabalho Jovem em Moçambique
11 de Novembro, 2024 -
Competitividade do sector pesqueiro está em colapso
2 de Dezembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















