
Procura no sector de carga aérea mundial aumentou 1,5% em Agosto, o primeiro crescimento anual desde Fevereiro de 2022
- As companhias aéreas africanas tiveram o desempenho mais fraco em Agosto de 2023, com uma descida de 4,7% nos volumes de carga em comparação com Agosto de 2022.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados para os mercados globais de carga aérea de Agosto de 2023, mostrando que a demanda anual de carga aérea cresceu pela primeira vez em 19 meses.
A demanda global, medida em toneladas-quilómetro de carga (CTKs *), aumentou 1,5% em relação aos níveis de agosto de 2022 (2% para operações internacionais).
A capacidade, medida em toneladas-quilómetros de carga disponível (ACTKs), aumentou 12,2% em comparação com agosto de 2022 (11,8% para operações internacionais). Isso estava amplamente relacionado à capacidade da barriga, que aumentou 30% em relação ao ano anterior, à medida que as companhias aéreas aumentaram as operações para atender à demanda da temporada de viagens de verão no norte do país.
Há vários factores no ambiente operacional que devem ser assinalados, segundo indica a IATA, como sejam o facto de:
- Em Agosto, tanto o Índice de Gestores de Compras (PMI) da produção industrial (49,4) como o PMI das novas encomendas de exportação (47,0) terem registado uma ligeira melhoria em relação ao mês anterior. No entanto, mantiveram-se abaixo do limiar crítico representado pela marca dos 50, o que indica um declínio anual contínuo, embora mais lento, da produção e das exportações da indústria transformadora mundial.
- O comércio transfronteiriço global ter registado uma contracção pelo quarto mês consecutivo em Julho, diminuindo 3,2% em relação ao ano anterior, situação que consubstancia um arrefecimento do ambiente da procura e das condições macroeconómicas gerais.
- A inflação ter apresentado um quadro misto em Agosto, com um aumento dos preços no consumidor nos EUA pelo segundo mês consecutivo. Entretanto, na Europa e no Japão, os preços no consumidor e no produtor caíram. Na China, que está a lutar contra as pressões deflacionistas, os preços no consumidor subiram.
 
											“A procura de carga aérea cresceu 1,5% em relação a agosto anterior. Este é o primeiro crescimento anual em 19 meses, pelo que é certamente uma boa notícia. Mas está a sair de uma base baixa de 2022 e os sinais do mercado são mistos. Olhando para o futuro, embora permaneçam muitas incertezas, podemos sentir algum optimismo com a evolução dos dados do PMI para território positivo. Isto é particularmente significativo à medida que nos aproximamos da tradicional época alta de fim de ano da carga aérea”, afirmou Willie Walsh, Director-geral da IATA.
Desempenho regional de Agosto
Os dados da IATA revelelam que as companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram os seus volumes de carga aérea aumentar 4,9% em Agosto de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022, o que representou uma melhoria significativa no desempenho em comparação com Julho (+2,3%). As transportadoras da região beneficiaram do crescimento em duas grandes rotas comerciais: Europa-Ásia (de 3,1% em Julho para 8,8% em Agosto) e Médio Oriente-Ásia (de 2,7% em Julho para 3,5% em agosto). Além disso, a rota comercial dentro da Ásia também teve um melhor desempenho em Agosto, com os CTK internacionais a sofrerem uma contracção de 4,7% em comparação com a descida anual de 9,7% em Julho. Ainda de acordo com os dados da IATA, a capacidade disponível para as companhias aéreas da região aumentou 28,5% em comparação com agosto de 2022, uma vez que mais capacidade de carga foi disponibilizada pelo lado dos passageiros.
As transportadoras norte-americanas viram seus volumes de carga aérea diminuírem 1,2%. Esta foi uma melhoria no desempenho em relação a Julho (-5,4%). As transportadoras da região beneficiaram de uma ligeira melhoria do crescimento em duas grandes rotas comerciais: América do Norte – Europa (contracção anual de 2,9% em agosto, 1,2 pontos percentuais melhor do que em Julho) e Ásia – América do Norte (decréscimo de 4,2% em agosto, em comparação com o decréscimo de 4,4% em Julho). A capacidade aumentou 2,7% em relação a agosto de 2022.
As transportadoras europeias viram os seus volumes de carga aérea diminuir 0,2 % em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2022. No entanto, registou-se uma melhoria do desempenho em relação a Julho (-1,0%). Os volumes registaram um aumento devido ao desempenho da Europa-Ásia acima mencionado e a um pequeno aumento de 0,4% nos mercados do Médio Oriente – Europa. A capacidade aumentou 3,6% em agosto de 2023 em comparação com 2022.
As transportadoras do Médio Oriente registaram um aumento anual de 1,4 % nos volumes de carga em agosto de 2023. Esta foi uma melhoria em relação ao desempenho do mês anterior (-0,1%). A procura no mercado do Médio Oriente-Ásia tem registado uma tendência ascendente nos últimos três meses, aumentando o seu crescimento anual de 1,8% em Junho para 3,5% em agosto. A capacidade aumentou 15,7% em comparação com agosto de 2022.
As transportadoras latino-americanas tiveram o desempenho mais forte em agosto de 2023, com um aumento de 6,2% nos volumes de carga em comparação com agosto de 2022. Este foi um aumento significativo no desempenho em comparação com o mês anterior (+0,5%). A capacidade em agosto aumentou 13,7% em comparação com o mesmo mês de 2022.
As companhias aéreas africanas tiveram o desempenho mais fraco em Agosto de 2023, com uma descida de 4,7% nos volumes de carga em comparação com Agosto de 2022. Esta foi uma diminuição significativa do desempenho em comparação com Julho (+2,3%). Em particular, as rotas África-Ásia diminuíram 1,1% em agosto, após um crescimento de 11,2% em Julho. A capacidade foi 3,8% superior aos níveis de agosto de 2022.
- Ouro Aproxima-se dos 4 000 USD/Oz: Correção Técnica Sob Vigilância31 de Outubro, 2025
- METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL30 de Outubro, 2025
- TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS30 de Outubro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-                         África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			















