
Recuperação de Rand em 2024 é possível, admitem especialistas
O Rand poderá registar uma recuperação face ao dólar em 2024, à medida que os bancos centrais de todo o mundo começarem a reduzir as taxas e o apetite pelo risco dos investidores aumentar.
Este é a perspectiva do especialista em cobertura cambial da Kuda Forex PR Nel, que disse que o Rand provavelmente será influenciado pelas forças económicas globais ao longo do ano.
O Rand tem perdido terreno consistentemente em relação ao dólar ao longo dos anos, com a moeda a perder 9% face ao dólar no ano passado e 17% nos últimos dois anos.
Excepcionalmente para o Rand, teve um início de ano fraco. Normalmente, o Rand tem bons dezembro e janeiro, mas esse não tem sido o caso até agora, com o Rand próximo dos máximos históricos.
No entanto, Nel disse que há bons motivos para estar positivo quanto às perspectivas da moeda em 2024.
À medida que as taxas de juro descem a nível mundial, Nel espera que o Rand beneficie à medida que o apetite pelo risco dos investidores cresce e estes procuram rendimentos fortes nos mercados emergentes.
Este efeito será especialmente forte se a Reserva Federal começar a cortar as taxas de juro perante o Banco Central, pois isso aumentará o rendimento dos activos de rendimento fixo sul-africanos em comparação com os de outros países.
Assim, os investidores estrangeiros deverão ser atraídos para activos locais, particularmente títulos governamentais, o que resultará no fortalecimento da moeda.
“Podemos ver o Rand voltando ao seu valor justo, e todos os grandes bancos estão considerando cerca de R17 por dólar como o valor justo da moeda”, disse Nel à Classic Business .
Isto não significa que o Rand terminará o ano a R17 por dólar, mas tenderá nessa direcção.
Nel alertou também que vários factores terão impacto nesta previsão, particularmente as eleições nos EUA e na África do Sul.
Isto resultou num aumento da incerteza e, portanto, na volatilidade do valor do Rand, o que tem um impacto negativo nas empresas na África do Sul, uma vez que leva à incerteza em torno dos custos dos factores de produção provenientes das importações.
O Rand já é uma das moedas mais voláteis do mundo, e as eleições na África do Sul irão contribuir para isso.
Grandes Bancos Europeus estão a retirar-se de África
9 de Maio, 2024Rand valoriza-se, enquanto aguarda dados do emprego nos EUA
8 de Maio, 2024Amazon lança seu serviço de compras online na África do Sul
8 de Maio, 2024
Mais notícias
-
2023 será de recuperação gradual da economia com crescimento a atingir 5%
18 de Outubro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023