fbpx

RenMoz: Conferência Renováveis em Moçambique – 2023, inicia hoje sob signo transformador do sector

0
743

Inicia esta sexta-feira, 24/11, às 8h00, no Hotel Montebelo Indy 2023  a terceira Conferência Empresarial Renováveis em Moçambique (RenMoz), evento que vai congregar os principais stakeholders e especialistas nacionais e internacionais do sector das energias renováveis.

Organizado conjuntamente pela  Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), conta com o apoio do GET.invest Mozambique, financiado pela União Europeia e a Alemanha e parte do programa europeu GET.invest, o evento deverá, de acordo com os organizadores, permitir, acima de tudo, a partilha de informações mais relevantes sobre a tendência do sector, no último ano, particularmente.

A RenMoz-2023, é qualificado como um evento que vai consolidar o posicionamento de referência nas plataformas existentes de partilha de informações, experiências e boas práticas  no domínio das energias renováveis em Moçambique.

Das várias actividades previstas, destaque para  o lançamento da 3ª edição do ‘Resumo: Renováveis em Moçambique 2023’, sucedendo-se às publicações de 2022 e de 2021, reforçando-se enquanto publicação-chave sobre o sector das energias renováveis no mercado moçambicano. 

A relevância dessa informação está no facto de que a mesma tem sido usada tanto para o Governo, assim como pelo como sector privado, fornecendo um conjunto de informações  sobre os vários segmentos de mercado, com actualizações sobre o mercado das energias renováveis em Moçambique em termos de estatísticas, legislação, stakeholders, projectos e programas para cada segmento de mercado. 

Destaque também para esta RenMoz-2023 para o ‘Market Insights’, uma publicação que sistematiza os mais recentes dados e oportunidades de investimento nos sectores de Produtores Independentes de Energia (PIE) e auto-consumo para serviços do Comércio e Indústria (C&I).

Ainda na conferência, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) irá apresentar a “Estratégia Governamental & Enquadramento Regulatório, numa sessão institucional que pretende clarificar qual o futuro do sector das renováveis em Moçambique; a Electricidade de Moçambique (EDM), por sua vez, irá apresentar quais os projectos prioritários que se encontra a desenvolver em termos de produtores independentes de energias renováveis e expansão da rede enquanto que  Fundo de Energia (FUNAE) apresentará informações sobre os  projectos que está a implementar visando o aumento do acesso à energia fora da rede e a coordenação  dessas acções com as iniciativas privadas.

Haverão  também sessões dedicadas ao sector privado, nas quais as empresas terão a oportunidades de aceder aos vários recursos disponíveis, “daremos a palavra aos programas com concursos para projectos de energias renováveis em curso”. Adiantou fonte da organização.

“Detalhes sobre processos, cronogramas e critérios de seleção serão explicados, com tempo suficiente para perguntas e respostas de potenciais candidatos”. Acrescentou.

“A sessão [Como aceder a recursos: A oferta do Sector Privado] permitirá entender qual a oferta do sector privado a operar em Moçambique em termos de produtos, serviços e possíveis parcerias relacionadas com o sector das energias renováveis. As empresas que pretendam dar mais visibilidade à sua actividade terão a oportunidade de se apresentar, sujeitas a uma taxa de patrocínio”. Explicitou a nossa fonte.

Haverá ainda um momento para que financiadores e investidores com interesse no mercado moçambicano de energias renováveis, apresentem  os projectos e/ou empresas que estão à procura, bem como as condições de investimento. “Desta forma, empresas que cumpram com os critérios, terão oportunidade de identificar potenciais fontes de financiamento e fazer o seu pitch durante o cocktail”, sublinhou a fonte.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários