Silvino Moreno: Uma das centralidades da agenda governativa é Industrialização integrada, inclusiva e sustentável assente na iniciativa privada
- Topuito entra na história e mapa industrial do País, como o segundo parque industrial, edificado a partir de uma acção combinada da Parceria Público-Privada.
Para o Ministro que tutela o sector manufactureiro nacional, Moçambique é um eixo produtivo incontornável prenhe de recursos, matérias primas e oportunidades de cadeias de valor locais que precisam de adicção competitiva de valor para a provisão de bens ao mercado doméstico e para aumento e diversificação das exportações. É nessa perspectiva, segundo o Ministro da Industria e Comércio, que ao aprovar, em 2021, “Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI:2021-2035)”, o Governo fê-lo com vista ao “impulsionamento do aumento da produtividade, geração de emprego e melhoria da competitividade” através da indústria como sector transversal ao esforço da diversificação económica que o país decidiu apostar.
Silvino Moreno fez estes pronunciamentos quando intervia no testemunho da assinatura dos termos de constituição de uma joint venture entre a Kenmare e a Mozparque, na tarde desta sexta-feira, 16/05, tendo dito também que o Governo está a materializar a visão de usar a “indústria como elemento transformador da economia, promotora da inclusão, coesão social e da paz, rumo a um país de renda média.
Disse o Ministro que os parques industriais fazem parte dos projectos pilotos do PRONAI, como plataforma de apoio ao rápido, integrado e sustentável desenvolvimento industrial.
“Topuito entra na história e mapa industrial do país, como o segundo parque industrial, edificado a partir de uma acção combinada da Parceria Público-Privada”. Disse Silvino Moreno
O Ministro acredita que a Província de Nampula, como a maior estância de exportações do país em 2022, com Parque Industrial em perspectiva, integrado no ecossistema de um investimento estratégico que é o feito pela Kenmare vai induzir o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias e Empresas, a elevação do Made In Mozambique e ser o eixo de penetração competitiva na Zona do Comércio Livre Continental Africano de que Mocambique é Parte desde Dezembro de 2022.
Comentários
As Reformas Económicas de Daniel Chapo: Alcance e Desafios
16 de Janeiro, 2025
Mais notícias
-
Fórum de negócios Moçambique/UE: Uma oportunidade valiosa para todos
21 de Maio, 2024 -
Crescimento económico revisto em alta, 7%, em 2023
18 de Maio, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023