Sistema financeiro nacional mostra níveis de crescimento

0
1586

O sistema financeiro nacional tem estado a registar níveis de crescimento e expansão, através da melhoria e ampliação de infra-estruturas, contribuindo, deste modo, para uma maior inclusão financeira da população moçambicana, considera o Banco de Moçambique (BM).

O relatório de Inclusão financeira, lançado recentemente pelo BM, indica que, em 2019, o país passou a contar com 39 instituições de crédito, das quais 16 bancos, 11 micro-bancos, 2 sociedades de investimento, 3 instituições de moeda electrónica e 7 cooperativas de crédito; 14 sociedades financeiras, das quais 1 sociedade gestora de compras em grupo, 2 sociedades emitentes ou gestoras de cartões de crédito e 11 casas de câmbio. Em termos de acesso físico, mais distritos passaram a contar com pelo menos um ponto de acesso aos serviços financeiros. De um total de 154 distritos, o país passou a contar com 112 cobertos com agências bancárias e 28 com cobertura de micro-bancos e cooperativas de crédito, representando um nível de cobertura de 73% e 18% do total de distritos, respectivamente.

No relatório divulgado, o BM reconhece que embora tenham havido desenvolvimentos notáveis ao longo de 2019, persistem ainda desafios para a melhoria dos níveis de inclusão financeira, sobretudo nas zonas rurais. A Autoridade Monetária avança que “ a falta de documentos de identificação, comprovativo de residência, comprovativo de rendimentos e número único de identificação tributária (NUIT) representam um grande obstáculo à inclusão financeira para a população de baixa renda.

De acordo com os resultados da 3ª Edição do Relatório do Inquérito aos Consumidores de Serviços Financeiros – FinScope 2019, elaborado pelo Banco de Moçambique e o Financial Sector Deepening Moçambique (FSDMOÇ), em 2019 a percentagem da população com acesso a uma conta bancária situou-se em 21%. Outrossim, os dados indicam que,  dada a sua conveniência e eficácia, os serviços financeiros digitais são importantes para a inclusão financeira no país. Em 2019, a expansão das contas de moeda electrónica situou-se em 41%. Do inquérito realizado a 13 bancos comerciais, verificou-se que o serviço de internet banking é oferecido por cerca de 92% dos bancos, o de mobile banking (USSD) por 69% e o de mobile banking (app) por 69%.

O BM avança que as iniciativas do Governo orientadas para a inclusão financeira da população rural, mormente o Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), “Um distrito, um banco” e  o SUSTENTA, têm contribuído para a melhoria dos níveis de acesso aos serviços financeiros por grupo populacional.

 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.