S&P 500 sobe para o valor mais elevado de 2023, num clima de optimismo quanto à redução das taxas

0
612

O índice de referência S&P 500 fechou em seu nível mais alto do ano na sexta-feira, 01 de Dezembro, em meio ao crescente optimismo de que o Federal Reserve terminou de aumentar as taxas de juros dos EUA e pode começar a cortá-las no próximo ano, conforme a inflação esfria.

O índice fechou em 4.594,63 pontos, subindo 26,83 pontos, ou 0,59%, e superando o fechamento em 31 de Julho em 4.588,96, que havia sido a alta anterior de 2023.

As acções norte-americanas recuperaram em Novembro, após três meses consecutivos de quedas, devido a lucros melhores do que os esperados e à evidência de uma inflação mais moderada, o que fez aumentar as apostas de que o Federal Reserve estava no fim da sua campanha de aperto monetário.

Na sexta-feira, 01 de Dezembro, o índice de referência S&P 500 recebeu um novo impulso quando o Presidente da Federal Reserve, Jerome Powell, prometeu avançar “cuidadosamente” com as taxas de juro, descrevendo os riscos de ir demasiado longe com o aperto como “mais equilibrados” com os riscos de não controlar a inflação.

“Os mercados vêem os comentários de hoje como um avanço em direcção ao campo dovish”, disse à Reuters,  Jeffrey Roach, economista-chefe da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte, num e-mail. “Há algumas semanas, Powell disse que a política é restritiva, mas hoje, ele acredita que a política está ‘bem em território restritivo’. Penso que é justo que os mercados se agarrem a essa subtileza”.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.