fbpx

Standard Bank propõe-se a impulsionar o comércio em África

0
188

Célio Mucabele, Especialista de Comércio do Standard Bank, dando voz a nota de esclarecimento na cerimónia de lançamento do Barómetro Comercial de África, destacou que a missão deste novo Trade Barometer do Standard Bank era efectivamente, impulsionar o comércio em África.

O estudo levado a cabo pelo Standard Bank e divulgado no passado dia 17 de Novembro, visa medir o pulsar do comércio e da saúde da economia africana, permitindo aos agentes económicos olhar o comércio numa maior perspetiva, fornecendo desse modo um maior panorama para a tomada de decisões.

Para o estudo foram usados dois principais indicadores: o acesso ao crédito e o apoio do governo as empresas. Participaram desta pesquisa países como: Moçambique, Angola, Quénia entre outros, para captar as diferentes expressões macroeconómicas nestas nações.

Em Moçambique e nos outros países, o relatório manteve o seu foco no conforto que as empresas sentiam para fazer negócio. Tendo Moçambique registando uma melhoria saindo do nono lugar para o terceiro no seu desempenho.

O relatório considera que a China e RSA constituem as principais oportunidades de comércio externo para Moçambique, pois os países membros da SADC, particularmente a África do Sul, e a China continuam a ser importantes parceiros comerciais transfronteiriços para as pequenas empresas moçambicanas, tendo 40% das empresas inquiridas em Moçambique a importar os seus insumos e a África do Sul sendo a fonte mais comum de insumos para os importadores moçambicanosb

Célio Mucabele, Especialista de Comércio do Standard Bank

Para o especialista do Comércio do Standard Bank, o que fez com Moçambique não progredisse mais foi acesso ao crédito ou financiamento, pois as elevadas taxas de juro proibitivas mostraram-se desfavoráveis comparativamente as das outras regiões. Contudo, o optimismo ainda continua apostado na promissora indústria do gás que promete trazer uma maior dinâmica para o continente, e para Moçambique.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários