
Standard Bank propõe-se a impulsionar o comércio em África
Célio Mucabele, Especialista de Comércio do Standard Bank, dando voz a nota de esclarecimento na cerimónia de lançamento do Barómetro Comercial de África, destacou que a missão deste novo Trade Barometer do Standard Bank era efectivamente, impulsionar o comércio em África.
O estudo levado a cabo pelo Standard Bank e divulgado no passado dia 17 de Novembro, visa medir o pulsar do comércio e da saúde da economia africana, permitindo aos agentes económicos olhar o comércio numa maior perspetiva, fornecendo desse modo um maior panorama para a tomada de decisões.
Para o estudo foram usados dois principais indicadores: o acesso ao crédito e o apoio do governo as empresas. Participaram desta pesquisa países como: Moçambique, Angola, Quénia entre outros, para captar as diferentes expressões macroeconómicas nestas nações.
Em Moçambique e nos outros países, o relatório manteve o seu foco no conforto que as empresas sentiam para fazer negócio. Tendo Moçambique registando uma melhoria saindo do nono lugar para o terceiro no seu desempenho.
O relatório considera que a China e RSA constituem as principais oportunidades de comércio externo para Moçambique, pois os países membros da SADC, particularmente a África do Sul, e a China continuam a ser importantes parceiros comerciais transfronteiriços para as pequenas empresas moçambicanas, tendo 40% das empresas inquiridas em Moçambique a importar os seus insumos e a África do Sul sendo a fonte mais comum de insumos para os importadores moçambicanosb

Para o especialista do Comércio do Standard Bank, o que fez com Moçambique não progredisse mais foi acesso ao crédito ou financiamento, pois as elevadas taxas de juro proibitivas mostraram-se desfavoráveis comparativamente as das outras regiões. Contudo, o optimismo ainda continua apostado na promissora indústria do gás que promete trazer uma maior dinâmica para o continente, e para Moçambique.
Comentários
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023Casinos rendem 281,5 milhões de meticais em impostos em nove meses
28 de Novembro, 2023
Mais notícias
-
US$ 167,5 milhões para promoção do desenvolvimento inclusivo do capital humano
24 de Dezembro, 2021 -
Moçambique chega a 2° maior produtor de carne de frango da SADC
26 de Abril, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023