Economista sénior do Conselho de Minerais da África do Sul, Bongani Motsa

Bongani Motsa, economista sénior do Conselho de Minerais da África do Sul, argumenta que é hora de o Governo sul africano vender a Eskom.

O Conselho de Minerais é uma organização patronal da indústria mineira que apoia e promove a indústria mineira sul-africana.

Motsa disse a Bruce Whitfield, do The Money Show, que o governo não poderia continuar a injectar dinheiro na concessionária de energia falida, que “está sangrando o fisco seco”.

Nos próximos três anos, o Governo concederá à Eskom um alívio da dívida de 254 mil milhões de rands.

Isso assumirá a forma de adiantamentos de R78 mil milhões de rands em 2023/24, R66 mil milhões de rands em 2024/25 e R40 mil milhões de rands em 2025/26.

Estes montantes representam o requisito de liquidação total da dívida da Eskom nos próximos três anos.

Motsa destacou que este não é o único resgate que a Eskom recebeu. Anteriormente, recebeu R$ 69 bilhões do Estado. “Acreditamos que a Eskom não deveria receber dinheiro do fisco”, disse ele.

A última vez que a concessionária de energia pagou dividendos ao governo foi em 2005, o que mostra que não é um activo valioso para o Estado.

Ele disse que o governo poderia usar os bilhões desperdiçados na Eskom para melhorar a educação, a saúde e a segurança dos cidadãos da África do Sul.

Motsa disse que a Eskom foi criada para fornecer electricidade abundante e acessível para a mineração da África do Sul e indústrias relacionadas.

No entanto, com grandes aumentos tarifários e redução de carga consistente, a Eskom está falhando em ambos os departamentos.

Comentando quanto valem os activos da Eskom, Motsa disse que as forças de mercado podem determiná-lo.

“É muito melhor que esses activos estejam em mãos privadas do que com o governo como accionista”, disse ele.

«O sector privado capitalizará suficientemente a Eskom, introduzirá novas competências e reterá as competências existentes.»

Embora não seja politicamente palatável para o partido no poder privatizar a Eskom, Motsa disse que sua solução não é ideológica.

“O Governo está injectando bilhões em empresas estatais falidas, e nada tangível vem disso”, disse ele.

“Privatizar toda a cadeia de valor da Eskom, incluindo geração e distribuição, beneficiará a África do Sul.” Frisou Bongani Motsa

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.