
Economista sénior do Conselho de Minerais da África do Sul, Bongani Motsa
Bongani Motsa, economista sénior do Conselho de Minerais da África do Sul, argumenta que é hora de o Governo sul africano vender a Eskom.
O Conselho de Minerais é uma organização patronal da indústria mineira que apoia e promove a indústria mineira sul-africana.
Motsa disse a Bruce Whitfield, do The Money Show, que o governo não poderia continuar a injectar dinheiro na concessionária de energia falida, que “está sangrando o fisco seco”.
Nos próximos três anos, o Governo concederá à Eskom um alívio da dívida de 254 mil milhões de rands.
Isso assumirá a forma de adiantamentos de R78 mil milhões de rands em 2023/24, R66 mil milhões de rands em 2024/25 e R40 mil milhões de rands em 2025/26.
Estes montantes representam o requisito de liquidação total da dívida da Eskom nos próximos três anos.
Motsa destacou que este não é o único resgate que a Eskom recebeu. Anteriormente, recebeu R$ 69 bilhões do Estado. “Acreditamos que a Eskom não deveria receber dinheiro do fisco”, disse ele.
A última vez que a concessionária de energia pagou dividendos ao governo foi em 2005, o que mostra que não é um activo valioso para o Estado.
Ele disse que o governo poderia usar os bilhões desperdiçados na Eskom para melhorar a educação, a saúde e a segurança dos cidadãos da África do Sul.
Motsa disse que a Eskom foi criada para fornecer electricidade abundante e acessível para a mineração da África do Sul e indústrias relacionadas.
No entanto, com grandes aumentos tarifários e redução de carga consistente, a Eskom está falhando em ambos os departamentos.
Comentando quanto valem os activos da Eskom, Motsa disse que as forças de mercado podem determiná-lo.
“É muito melhor que esses activos estejam em mãos privadas do que com o governo como accionista”, disse ele.
«O sector privado capitalizará suficientemente a Eskom, introduzirá novas competências e reterá as competências existentes.»
Embora não seja politicamente palatável para o partido no poder privatizar a Eskom, Motsa disse que sua solução não é ideológica.
“O Governo está injectando bilhões em empresas estatais falidas, e nada tangível vem disso”, disse ele.
“Privatizar toda a cadeia de valor da Eskom, incluindo geração e distribuição, beneficiará a África do Sul.” Frisou Bongani Motsa
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
TURISMO SEM TRATAMENTO ESPECIAL NO PAE
10 de Outubro, 2022 -
Definidas as regras e os critérios salariais da função pública
16 de Setembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023















