– Dizem os líderes do continente aos investidores no arranque do Fórum Africano de Investimento

  • ‘Market Days’ de 2022, ‘Construir a Resiliência Económica Através de Investimentos Sustentáveis’,
  • Assinalados mais de 100 mil milhões de dólares em interesse de investimento
  • líderes africanos expuseram o vasto potencial do continente e convidaram os investidores globais a aproveitarem as oportunidades de investimento.

Foi no decurso dos ‘Market Days’ do de 2022, que decorrem em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, que líderes africanos prometeram continuar a trabalhar para reforçar a resiliência económica dos seus países contra choques externos.

O fórum de três dias atraiu patrocinadores de projetos, investidores e chefes de estado de todo o mundo para participarem em série de reuniões com potencial de conduzir a transações avaliadas em milhares de milhões de dólares. 

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, manifestou a esperança de que os ‘Market Days’ 2022 quebrassem o limiar dos 100 mil milhões de dólares em promessas de investimento. Ouattara reconheceu a onda de ameaças que os países africanos continuam a enfrentar, incluindo a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e os impactos das alterações climáticas. O tema dos ‘Market Days’ de 2022, ‘Construir a Resiliência Económica Através de Investimentos Sustentáveis’, reflecte estas realidades.

“Imediatamente a seguir aos desafios da pandemia, os países africanos enfrentam mais uma vez choques externos devido à guerra na Ucrânia, com pesadas consequências económicas, financeiras e sociais”, disse Ouattara.

“A crise actual torna-nos ainda mais vulneráveis à insegurança alimentar”, acrescentou. “Isto é paradoxal para um continente que tem 60% da terra arável do mundo e mão-de-obra abundante e jovem”, apontou.

No evento houve curadoria de vários projetos prontos a investir para vós, enquanto investidores, desde as energias renováveis até à energia hidroelétrica, infraestrutura de gás, caminhos-de-ferro, estradas, e transporte de água” 

Outros sectores de investimento prioritários para 2022 incluem a agricultura, saúde, mineração, fabrico de fertilizantes, infraestruturas portuárias, e transportes urbanos verdes. O Fórum Africano de Investimento é uma iniciativa do Banco Africano de Desenvolvimento e de sete parceiros. 

Os líderes africanos presentes tiveram a oportunidade de apresentar os seus países como destinos de investimento. Entre eles contam-se a Presidente etíope, Sahle-Work Zewde; o Presidente ganês Nana Akufo-Addo; o Presidente Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe; o Vice-Presidente da Libéria, Jewel Howard Taylor; o Vice-Presidente da Tanzânia, Philip Mpango; José Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro de Cabo Verde; e o Primeiro-Ministro Patrick Achi, da Costa do Marfim.

Um fio comum nas suas observações  foi a existência de um fosso entre a perceção e a realidade em termos de risco de investimento em África.

O Presidente Mnangagwa falou sobre aquilo a que chamou as circunstâncias peculiares do Zimbabué. “Há muitas percepções erradas sobre o Zimbabué só porque escolhemos ser nós próprios”, afirmou, assegurando aos investidores que “para aqueles que querem ganhar dinheiro, o Zimbabué está aberto para os negócios”.

Foi referido no fórum a lacuna de perceção que não é confirmada por dados. Como o facto de os estudos da Moody’s Analytics indicarem que a África tem a mais baixa taxa de incumprimento em projectos de infraestruturas entre as regiões do mundo, “- 5,5% em comparação com 12,9% na América Latina, 8,8% na Ásia, e 5,9% na Europa Ocidental. “África não é tão arriscada como se pensa”, disse o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento Akinwumi Adesina. “A percepção não é igual à realidade”, sublinhou.

O Presidente do Gana Nana Akufo-Addo disse que o futuro promissor de África deveria fazer com que fosse muito difícil ignorar as suas oportunidades. “Há problemas, mas olhem para além dos desafios que o futuro nos reserva”, insistiu, apontando os dividendos demográficos do continente e a abundância de terras aráveis como causas de otimismo.

Desde a sua criação em 2018, a plataforma Fórum Africano de Investimento tem mobilizado interesses de investimento superiores a 100 mil milhões de dólares.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.