Apoio alemão para o sector das energias renováveis deverá chegar a €240 milhões

0
1020
  • Governo alemão quer uma nova parceria “clima-desenvolvimento” com Moçambique
  • Get Invest trabalha com o sector bancário para melhorar as soluções de financiamento para os projectos de energias renováveis

Governo alemão compromete-se a apoiar o Governo de Moçambique no alcance dos objectivos de desenvolvimento de Moçambique, entre eles, no sector energético.

Apoiada na longa história de cooperação, o apoio alemão à promoção das energias renováveis do país, ficou reforçada, quando, recentemente, durante as negociações entre os dois governos, foi feito um novo compromisso de 199 milhões de euros.

Segundo o embaixador da República Federal da Alemanha em Moçambique, Thierry Khun, as últimas conversações com o Governo moçambicano, constituíram uma oportunidade de iniciar um diálogo sobre uma nova parceria “clima e desenvolvimento” entre os dois países-.

“No âmbito do sector da energia, o Governo alemão comprometeu-se a apoiar Moçambique com um portfólio de 240 milhões de euros em projectos actuais no sector de energias renováveis, contribuindo assim para uma transição energética justa”, afirmou Thierry Khun.

O diplomata, destacou o ambiente actual no sector energético, sobre o qual disse que Moçambique registou melhorias significativas, caracterizadas pela introdução de um novo quadro regulamentar, no último ano, como a publicação da nova Lei de Electricidade e do Regulamento de Acesso a Energia Fora da Rede, que visam, entre vários aspectos, adequar o quadro legal aos desafios de acesso universal a energia, e promoção de investimentos no sector.  

“O acesso a energia de qualidade é um desafio que limita a rentabilidade e a sustentabilidade dos investimentos. As energias renováveis podem contribuir, não só para garantir acesso, mas também incentivar a competitividade”, observou Khun.

“O mercado moçambicano já é um mercado com ofertas de produtos e serviços de energia sustentável com várias empresas preparadas para implementá-las”. Classificou Thierry Khun

“Acreditamos que chegou o memento das empresas moçambicanas se apoiarem nas energias renováveis de forma a reduzir custos e garantir mais sustentabilidade”. Complementou.

Referindo-se ao acesso ao crédito, uma dos aspectos para o desenvolvimento de projectos de energias renováveis tem sido acesso ao crédito para o investimento inicial necessário, Thierry Khun disse existir um trabalho por parte da Get Investe de capacitação do sector bancário nesse domínio

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.