
Reabilitação da EN1 pode contar com apoios árabes
Fontes que acompanham a visita presidencial aos Emirados Árabes Unidos, destacam que o Governo está optimista quanto a um final feliz das negociações em curso com as autoridades daquele País, à um apoio ou financiamento para reabilitação da Estrada Nacional número 1 (N1), a mais extensa e importante rodovia que liga Moçambique do Norte ao Sul.
Considerado um dos principais pontos de agenda que o Presidente da República, Filipe Nyusi, leva a Abu Dhabi, capital dos EAU, o Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Rodrigues, citado pelo jornal Noticias, reconheceu que se trata de uma grande preocupação do Governo que esta a ser debatida não só com os Emirados Árabes Unidos, como também com os outros parceiros a exemplo do Banco Mundial.
“É uma área na qual o Ministério das Obras Publicas, Recursos Hídricos e Habitação está a trabalhar. A reabilitação da N1 é uma preocupação do Governo para permitir uma melhor circulação de pessoas e bens” frisou.
Nyusi encontra-se na capital dos EAU, desde domingo, tendo participado, na manhã de ontem, a convite do seu homólogo, Shaikh Mohammad Bin Zayed Al Nahyan, da cerimónia de abertura da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, um evento internacional de negócios sobre a promoção de energias limpas, congregado anualmente cerca de quatro mil dignitários de todo o mundo.
O “Noticias’’ indica que entre vários aspectos, as equipas técnicas dos dois governos estão a discutir as formas de ressarcimento, ou seja, a modalidade de recuperar o dinheiro a ser investido na rodovia, cujos valores preliminares ascendem os 750 milhões de dólares norte-americanos.
É neste contexto que para além da restauração do piso em si que se apresenta crítico em determinados trocos, particularmente nesta época chuvosa, o projecto inclui também a construção de postos de portagem.
Ontem, o Chefe do Estado manteve encontro com o Presidente dos Emirados Árabes Unidos Shaikh Mohammad Bin Zayed Al Nahyan, cujo teor, não tinha sido divulgado até ao fecho desta edição, sabendo-se, apenas que o mesmo esteve enquadrado no âmbito do estreitamento das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e este pais do médio Oriente que figura entre os 10 maiores investidores na economia moçambicana.
A cerimónia de abertura da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi consistiu em dois momentos, nomeadamente discursos em que se destacam as intervenções da liderança da MASDAR, empresa vocacionada para o desenvolvimento de energia limpa organizadora do certame e do Chefe de Estado anfitrião e, o segundo de entrega de prémios aos vencedores do concurso “Zayed Sustentabilidade’’.
Entretanto a agenda da tarde de ontem do Presidente Filipe Nyusi foi marcada por uma série de audiências com representantes de diversas empresas dos Emirados Árabes Unidos, entre elas a Abu Dhabi Ports, NASDAR, EMAR, One All One (do sector do turismo). Ainda ontem, Chefe do Estado participou de uma recepção e jantar de gala alusiva à Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi.














